sábado, 22 de abril de 2017

Região de Cacheu



Populares pedem medidas contra uso da rede pesca de monofilamento

Bissau,21 Abr 17 (ANG) – Os populares da Região de Cacheu pediram  terça -feria ao Presidente da República  medidas contra o uso da rede de pesca de monofilamento no rio Cacheu.


Foto Arquivo
Em declarações à imprensa,  a saída do encontro com José Mário Vaz,Dede Andrade alegou que existe uma lei neste sentido razão pela qual questiona o reaparecimento da utilização das referidas redes sem que medidas punitivas sejam tomadas contra os infractores.

Disse que durante o encontro manifestaram ao chefe de estado a necessidade de haver maior controlo sobre o rio Cacheu, para  acabar com o conflito que se verifica entre os pescadores nacionais e estrangeiros, bem como a participação do poder tradicional nas actividades de fiscalização marítima do rio  Chaceu e no processo de negociação das canoas apreendidas por prática de pesca ilegal.

 Para além disso, segundo Dede Andrade, solicitaram a reabertura do Porto de Cacheu, que liga a região à  República da Gâmbia e a reactivação dos dois projectos de pescas suspensos há  19 anos, devido a guerra  civil de 1998, nomeadamente a Pescarte e Vice-pesca, para evitar a saida de jovens da região para  Bissau, a procura de melhores condições de vida.

 Em Cacheu, o Presidente da República se reuniu igualmente com as  mulheres e a saída do encontro Maria Bassem,que falou em nome das mulheres, disse  que enquanto vendedoras de peixes precisam de uma câmara frigorífica,porque as duas existentes estão avariadas,bem como a criação de um Banco de crétido local.

A juventude Cacheu, atraves de  Lourenço Mendes apresentaram ao chefe de estado preocupações relacionadas a educação, pedindo a construção de um centro multifuncional, da vias rodoviarias, o reforço da  segurança no sectro de Canchungo e do fornecimento regular da energia electrica.

No sector de Ingoré, o Deputado eleito no circulo 19, Rui  Diã de Sousa juntou a sua voz ao da população desta localidade para apresentar ao Presidente da Republica  as dificuldade com que se deparam,nomeadamente a falta de água potável,as más condições de estradas,assim como a ampliação do centro de saúde  local. 
ANG/LPG/SG

  

Sem comentários:

Enviar um comentário