quarta-feira, 12 de abril de 2017

Segurança interna


Ministério do Interior beneficia de materiais para controlo das fronteiras em "tempo real"

Bissau, 12 Abr 17 (ANG) - O Gabinete Nacional da Interpol doou hoje um lote de materiais aos serviços de Migração e Fronteiras, do Ministério do Interior, destinados ao controlo das fronteiras “em tempo real”.

Trata-se de um conjunto de materiais sofisticados capazes de detectar e identificar criminosos internacionais, descobrir documentos falsos, nomeadamente vistos, viaturas roubadas, bem como de equipamentos de escritórios, motorizadas, painéis solares entre outros, explicou  o Director Geral da Interpol na Guiné-Bissau.

Segundo Martinho Camará, a oferta foi feita no âmbito de um projecto, coordenado por esta organização, e que visa equipar os seis postos fronteiriços aonde operam os serviços de Migração e Fronteiras, instituição que trabalha em colaboração directa com aquela organização na prevenção de crimes transfronteiriças.

"É o primeiro passo neste sentido e que esperemos concluir brevemente visando lutar contra a criminalidade organizada e trafico de drogas", explicou Martinho Camará que aproveitou a ocasião para agradecer a União Africana (UA), na pessoa do seu representante residente, Ovídeo Pequeno, cujas diligências culminaram na obtenção dos equipamentos agora entregues.

Em resposta, o Ministro de Estado e do Interior, depois de agradecer o gesto, destacou os esforços do representante residente da UA para  apetrechar a sua instituição com equipamentos necessários para o  combate à criminalidade.

Botche Candé frisou que a entrega destes materiais constitui a materialização de um sonho, há muito, acalentado pelos responsáveis do seu Ministério para a prossecução das suas actividades. "Agora os nossos agentes estão em condições de descobrir todas as anomalias acima referidas nas fronteiras".

Entretanto, o governante referiu-se ainda a um conjunto de projectos em carteira que a UA pretende executar em prol da sua instituição, nomeadamente a construção de uma esquadra de qualidade, melhoria da prisão da Policia Judiciaria, entre outros.

A concluir, o Ministro de Estado e do Interior advertiu aos responsáveis do serviço de Migração e Fronteiras que irão beneficiar destes materiais para fazerem o bom uso dos mesmos no sentido de maximizar e rentabilizar as suas funcionalidades. 


ANG/JAM/SG
 



Sem comentários:

Enviar um comentário