sexta-feira, 14 de abril de 2017

EUA


“Super Bomba” lançada no Afeganistão

Bissau, 14 Abr 17 (ANG) - Os Estados Unidos lançaram pela primeira vez uma bomba “MOAB GBU-43”, apelidada de “mãe de todas as bombas”, no Afeganistão, informou quinta-feira o Pentágono.

Trata-se da bomba não-nuclear mais potente alguma vez usada pelos EUA, segundo o porta-voz do Pentágono, Adam Stump.

Com cerca de 11 toneladas de explosivos, a bomba foi lançada por um avião cargueiro do tipo MC-130, operado pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea, segundo fontes militares citadas pela CNN.

A bomba foi usado na província de Nangarhar, perto da fronteira com o Paquistão, para atacar túneis e cavernas usadas pelo Estado Islâmico na região. 

“Esta é a munição certa para reduzir esses obstáculos e manter o ímpeto da nossa ofensiva contra o ISIS-K”, disse o general John Nicholson, chefe das formas americanas e internacionais no Afeganistão, citado pela agência Reuters.

“ISIS-K” é a designação de um complexo de túneis e cavernas usado pelo grupo. “Os Estados Unidos levam muito a sério a luta contra o Estado Islâmico e, para destruir o grupo, temos que lhe tirar espaço de operação. Foi o que fizemos”, disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.

A mesma fonte fez saber que seriam dados mais detalhes pelo Departamento de Defesa, mas adianta que os militares estão a avaliar os danos causados pela bomba que foi desenvolvida durante a Guerra do Iraque e que foi utilizada apenas em testes realizados pela Força Aérea em 2003.

ANG/JA


Sem comentários:

Enviar um comentário