terça-feira, 11 de abril de 2017

Regresso de exilados


Presidente da Liga dos Direitos Humanos afirma que  reconciliação é saída para atual crise

Bissau, 11 Abr 17 (ANG) – O Presidente da Liga Guineense dos Diretos Humanos(LGDH) defendeu hoje a necessidade de haver uma   reconciliação séria para  a saída da atual crise que se vive  no país.

Augusto Mário da Silva que falava à imprensa após o encontro mantido com o movimento “Nô Riba Cassa”  disse que  existem vontade, interesse e disponibilidade por parte das autoridades competentes mas que só falta condições de segurança para o regresso dos políticos exilados.

Defendeu  que deve haver um espaço de concertação social para buscar soluções dos problemas  existentes, para  que os culapados assumam as suas culpas e os lesados tenham a capacidade de perdoar.

Adiantou que o Estado, como entidade legislador deve ter o sentido de justiça, para compensar as vítimas de intervenções abusivas e ilegais.

Segundo o Presidente da LGDH, os guineenses que neste momento se encontram na diáspora estão com medo de regressar o país, devido a uma eventual perseguição  à sua integridade física ou as suas  vidas podem correr riscos.

 Esclareceu que a maioria dos dirigentes em função conhecem o impacto da exílio político e espera que os mesmos não sejam obstáculos ao regresso de outrem e que  reconheçam a solidariedade demostrada pelo  povo no momento que eles também  almejavam voltar a Guiné-Bissau.

Augusto Mário da Silva disse que o lugar ideal para um cidadão viver é no seu país, frisando que os que saíram ou abandonaram a Guiné-Bissau em circunstâncias políticas merecem solidariedade de todos para regressarem com tranquilidade.

 “A LGDH apoia a  solicitação  do movimento “ Nô Riba Cassa” . É um sinal forte para a comunidade nacional e internacional, e demonstra os laços de solidariedade e confiança entre os guineenses,” afiançou.  

ANG/JD/SG







Sem comentários:

Enviar um comentário