quinta-feira, 27 de abril de 2017

Transporte marítimo

     Ligações regulares entre Bissau e ilhas de Bijagós começa sexta-feira

Bissau,27 Abr 17(ANG) - O Governo da Guiné-Bissau apresentou  esta quarta-feira os dois barcos de transporte de passageiros e cargas que vão fazer a partir de sexta-feira, dia 28, as ligações regulares entre Bissau e  o arquipélago de Bijagós.

Os barcos, Bijagós e Lumaroy, são propriedade da empresa espanhola Consulmar, que vai garantir  ligações a Bubaque, Bolama, Enxude e Catió.

«Estamos preparados para começar a trabalhar com dois barcos na Guiné-Bissau e estabelecer um serviço de transporte fluvial de passageiros e mercadorias com elevada qualidade e segurança», afirmou o diretor-geral da empresa espanhola, Ramon Zubiaga Garteiz.

Segundo  Garteiz, o Bijagós está equipado para transporte de passageiros, tendo capacidade para 80 passageiros, e o Lumaroy para transporte de  cargas mas também pode transportar pessoas.

«Temos também duas lanchas rápidas destinadas ao transporte de turistas», disse.

O objetivo da Consulmar é ir entre três e cinco vezes por semana a Bubaque, Bolama e Enxude.

Na cerimónia de inauguração das duas embarcações, o primeiro-ministro Umaro Sissoko Embaló disse que o gesto irá contribuir para desenvolvimento do sector marítimo do país, sobretudo na redução do sofrimento das populações nos arquipélagos através do desenvolvimento do sector turístico nacional.

Afirmou que o objectivo do governo é criar mais emprego aos jovens e melhorar as infraestruturas permitindo as pessoas obterem um bem-estar dentro dos padrões aceitáveis do continente africano.

“A parceria entre o governo e a empresa CONSULMAR Bissau SARL representa um desafio para o desenvolvimento do sector marítimo particularmente do arquipélago dos bijagós”, afirmou. 

O primeiro-ministro garantiu que o projecto ora abraçado pelo governo vai diminuir grandemente os riscos de perdas de vidas humanas no trajecto que liga o continente à zona insular do país.

Para o ministro do Turismo, as duas embarcações irão colmatar parte do problema das ligações às ilhas.
Fernando Vaz disse esperar  ter mais embarcações a fazer a ligação entre a parte continental e as ilhas.

Recordou que aquelas embarcações vão reduzir o isolamento das populações das ilhas e promover a integração nacional e do turismo, desenvolvendo o setor dos transportes marítimos para valorização do potencial económico do país.

As ligações vão «aumentar o movimento de pessoas e bens, gerando riqueza e a luta contra a pobreza», disse.

Os bilhetes entre Bissau e as ilhas vão custar entre 7.500 francos cfa (cerca de 11 euros) em primeira classe, 4.500 francos cfa (cerca de 6,80 euros) em segunda classe) e 3.500 francos cfa (cerca de 5,300 euros) em terceira classe.
ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário