terça-feira, 10 de outubro de 2017

Caritas lusófonas



                                Cabo Verde acolhe quarta-feira o IX Fórum 

Bissau, 10 Out 17 (ANG) – Cabo Verde, mais concretamente a Cidade dos Picos, no Município de São Salvador do Mundo, acolhe de 11 a 17 do corrente, o IX Fórum das Cáritas Lusófonas, para debater a fome e as desigualdades nos países lusófonos.

Vista da cidade de Praia
Segundo a Inforpress que cita a Secretária-Geral da Cáritas Cabo-verdiana, Marina Almeida, trata-se de um espaço de debate e reflexão sobre “temas pertinentes”, no âmbito das actividades das Igrejas e Cáritas lusófonas.

O encontro, em que os representantes das Cáritas de Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e de Timor irão debater o tema “Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos: O engajamento da Caritas nos processos de Transformação Social e Económica”, servirá também para intercâmbio de ideias e experiências entre os participantes.

“Com a nona reunião das Caritas Lusófonas, pretende-se unir esforços no sentido de contribuirmos para o desenvolvimento humano, pastoral e cultural dos países membros, potenciando os recursos com vista à valorização da pessoa e das suas condições de vida, denunciando as injustiças e apontando caminhos”, disse.

O encontro, a decorrer na Cidade dos Picos (interior da ilha de Santiago), durante 10 dias, é também ocasião para os participantes visitarem projectos e participarem em acções no terreno, visando interagir com as comunidades locais.

Na nona reunião das Caritas Lusófonas, cuja abertura oficial será presidida pelo Presidente da República, serão analisadas a realidade da fome e desigualdades nos países lusófonos, para depois se debater os desafios do enfrentamento da fome e das desigualdades e a economia social e solidária como resposta.

Estarão em debate temas como “A agro-ecologia: Resiliência às mudanças climáticas e um jeito diferente de fazer agricultura”; “O Cuidado da Casa Comum na perspectiva do Papa: Que Desafios para as Igrejas dos Países Lusófonos” e “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Que desafios e que posicionamento para os Países Lusófonos”.

O Fórum da Cáritas Lusófonas reúne-se geralmente de dois em dois anos para os membros reforçarem as relações entre eles e terem uma presença mais activa e efectiva nas instâncias como a Cáritas-Africa e a Cáritas Internacional. A mais recente reunião do Fórum foi no Brasil, em 2015. ANG/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário