quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Economia

Representante do FMI se congratula com disciplina das receitas nas finanças públicas

Bissau, 25 Out 17 (ANG) – O representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) manifestou quarta-feira as suas congratulações  com a disciplina das receitas implantada  nas finanças públicas, após as conclusões do IV relatório de avaliação da Facilidade Alargada de Crédito (FAC) à Guiné-Bissau.

Óscar Melhado que falava aos jornalistas à saída do encontro com o Presidente da República disse que deu nota positiva as autoridades pelo empenho e esforço, “porque é a primeira vez que o país cumpriu com o programa”.

 Acrescentou que, provavelmente, a quarta avaliação do FMI será aprovada pelo Conselho de Administração desta organização em Dezembro próximo. 

Óscar Melhado apresentou ao José Mário Vaz as suas felicitações pelo trabalho feito nas finanças públicas, em termos de disciplinar as receitas, começando com o melhoramento e a organização do aspecto salarial e na implementação das reformas, permitindo assim a sua boa execução.

Explicou que foi possivel  certos investimentos, graças ao preço de mil francos por quilograma de castanha de cajú praticado pelos produtores na campanha deste ano. 

A título de exemplo, indicou   que  dois hotéis estão a ser  construídos na Avenida Amílcar Cabral e Combatente da Liberdade da Pátria, uma fábrica de cimento na zona de Antula e uma empresa agro-industrial de mangas em Mansôa.

Recoemndou a  continuidade da aplicação da disciplina nas finanças públicas, bem como  a manutenção do rigor no controlo das despesas, de acordo com a lei e p investimento   em infra-estruturas sociais particularmente na educação.

O representante do FMI disse que o sector de cajú tem grande importância na economia da Guiné-Bissau, pelo que devem ser definidas as regras claras para a  campanha de cajú de 2018, onde deverá haver mais concorrência e que ninguém deve ser excluído.

Óscar Melhado disse que é necessário investir no sector da energia, acrescentando que o acordo feito com parceiros nomeadamente o Banco Africano de Desenvolvimento e Banco Mundial vai permitir o aumento da capacidade  para 45 megawatts na capital Bissau.

Disse que a empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) carece de uma reforma e administração eficaz para seu melhor funcionamento.

Questionado sobre o que deve ser feito para a diversificação da economia respondeu que é importante aplicar a política da variação porque com a liquidez da campanha de caju deste ano, os agricultores devem  diversificar as suas produções cultivando  arroz,  mancarra ,  batata-doce e outros produtos.

ANG/JD/ÂC/SG 


Sem comentários:

Enviar um comentário