segunda-feira, 23 de outubro de 2017

PAIGC



 IX congresso marcado para decorrer entre 30 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2018

Bissau, 23 Out 17 (ANG) - O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) marcou a data do seu IX Congresso para os dias 30 de Janeiro à 04 de Fevereiro de 2018 ,sob o lema ”Unido na Disciplina e pelos Ideais de Amílcar Cabral- ao serviço da paz, estabilidade e desenvolvimento da Guiné-Bissau”.

Segundo o comunicado de imprensa à que ANG teve acesso, a decisão consta nas resoluções finais da IIª Sessão Ordinária do Comité Central do Concelho Consultivo de PAIGC  realizada no sabado no qual participaram 263 membros que votaram por unanimidade a data de realização do congresso. 

«O PAIGC aprova a realização do Congresso do partido na cidade de Bissau e estabelece o mês de Dezembro de 2017 como data limite para pagamento de todas as quotas em atraso pelos militantes e adopta o Relatório do Secretariado Nacional como documento de trabalho do Comité Central», refere o documento.

De acordo com as deliberações da IIª segunda Sessão Ordinária do Comité Central do Conselho Consultivo do PAIGC abordou ainda a participação do Presidente do Partido no IX Congresso da Frelimo em Maputo, Incidente do assalto à Sede Nacional do partido entre outras.

«Sobre a participação do Presidente do Partido no IX Congresso da Frelimo, o Comité Central foi informado da nobre missão que foi incumbida ao PAIGC no sentido de coordenar um encontro de todos os partidos libertadores de expressão portuguesa a ser realizado em dezembro do corrente ano em São Tomé e Principe ou em alternativa em Bissau à margem do Congresso do PAIGC», diz o documento.

O mesmo informa de que no que tange ao incidente do assalto à sede nacional do partido, o Comité Central proposta a criação de uma Comissão Eventual de Inquérito para averiguar os elementos de facto que concorreram para o sucedido e propor medidas para prevenir e repelir eficazmente qualquer nova tentativa de agressão.

No documento o Comité Central Instrui os orgãos competentes do partido à inteirar das acções judiciais contra os individuos que invadiram a sede nacional do PAIGC e responsabiliza politicamente o Presidente da República pelo assalto à sede nacional.
De recordar que inicialmente o local previsto para realização do IX Congresso era a cidade de  Bolama e que agora vai ser realizado em Bissau devido os inúmeros constrangimentos que surgirão em termos de logistíca e de instalações para acolhimento dos delegados ao congresso.
ANG/AALS/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário