sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Ensino público



                  Sindeprof ameaça boicotar arranque do ano lectivo 2017/18

Bissau, 13 Oct 17 (ANG) – O Sindicato Democratico  dos Professores (SINDEPROF), na voz do seu vice-presidente, Eusébio Có  anunciou hoje vai  boicotar o inicio das aulas,caso o governo continuar a não respeitar os restantes pontos exigidos no último Memorando de Entendimento assinado entre as partes.
 
Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), o Vice-Presidente de SINDEPROF, Eusébio Có disse que os dois sindicatos dos professores, não têm nada a ver com o anúncio feito pelo governo relativamente a abertura oficial de novo ano escolar, feita quinta-feira, porque reconhecem  que é da  competência do executivo. 

Segundo Eusébio Có, no ponto de vista dois sindicatos, o governo antes de tomar a decisão de anunciar a abertura oficial de novo ano lectivo, devia preocupar-se em resolver os restantes pontos exigidos no último Memorando de Entendimento assinado desde o dia  05 de Junho de 2017. 

“No referido memorando, foi exigido o cumprimento de “Seis” pontos entre  os quais, a regularização de salário dos professores novos ingressos e contratados”, revelou o Vice-Presidente de SINDEPROF.

Eusébio Có descreveu, por outro lado,que o pagamento de retroactivo e dos professores novos ingressos de 2012/13, eram dos pontos que o executivo se comprometera a liquidar mas que  até hoje não foi cumprido.

“O Governo apelou-nos para ceder-lhe 30 dias para efectuar um trabalho de base relativamente a nossa situação, concordamos, e venceu o prazo e até hoje não cumpriu com a promessa”, sustentou Có.

Aquele Sindicalista destacou por outro lado que apesar das falhas demonstradas, os dois sindicatos pretendem ainda sentar-se a mesa com o governo, a fim de conversarem e procurarem, juntos, uma solução que permitirá o início  do ano lectivo, 2017/2018.    ANG/LLA/AC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário