sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Desenvolvimento local



PNUD apoia  capacitação de membros do Conselho Consultivo de Canchungo

Bissau, 06 Out 17 (ANG) – A Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional pretende  reforçar as capacidades locais para a promoção do desenvolvimento sustentável do Sector de Canchungo (Norte), atraves de apoio técnico do PNUD.

Segundo o documento do PNUD à que a ANG teve hoje acesso, a acção enquadra-se num projecto que visa criar as condições para “ Governação e Desenvolvimento local na Guiné-Bissau”.

Assim, “em primeiro lugar, foram criadas as instâncias, nas quais, a população pode opinar sobre os desafios que enfrenta em diversas áreas e a melhor forma de enfrentá-los”.

Estas instâncias, conforme o PNUD, constituem as chamadas “ Instituições de Participação e Consulta Comunitária (IPCC)”, nas quais se discutem temas como a saúde, edução, sustentabilidade das actividades económicas e outros.

De acordo com a nota,  no âmbito destas instituições, a população realiza diagnóstico de sua localidade e propõe intervenções, nos domínios de desenvolvimento que considerar prioritárias.

Também,  “ a governação local é reforçada, na medida em que , as autoridades governamentais locais passam a contar com uma estreita parceria  da população”.
O referido projecto teve como ponto de partida, a organização das comunidades, através de agrupamentos de tabancas a partir de critérios de afinidades, convergência de interesses e proximidade geográfica.

Na parte final dos trabalhos  será formalizada a criação do denominado Conselho Consultivo do Sector de Canchungo.

Uma cerimónia de lançamento dos trabalhos foi recentemente realizada em Canchungo, sob a presidência do Ministro da Administração do Território e Poder Local, Sola Nquilim na Bitchita, na presença do Representante Adjunto do PNUD e autoridades locais.

 ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário