terça-feira, 17 de outubro de 2017

Ensino público



     Professores “Novos Ingressos” cancelam vigília no Ministério da Educação

Bissau, 17 Out 17 (ANG) – O Colectivo dos Professores Públicos “Novos Ingressos” cancelou a vigília prevista para hoje em frente do Ministério da Educação, a pedido do Ministro do Interior, Botche Candé.
 
Em declarações à imprensa, depois do encontro com o representante do Ministro do Interior, o Coordenador do Colectivo destes docentes, Hélder Ié, afirmou que receberam a promessa, de que Botche Candé irá “usar a sua influência”, junto das entidades competentes, com vista ao pagamento dos seus salários em atraso.

“Mas, vamos continuar a nossa luta até que o governo nos pague o dinheiro, porque estamos a reivindicar uma causa justa”, advertiu para criticar a alegada discriminação de que foram alvo: “de outras categorias dos professores receberem e nós não”.

Por isso, o docente apela a “união e determinação” da classe até a resolução dos seus problemas, ou seja, o “pagamento de quatro meses de salário em atraso relativos aos anos lectivos 2011/2012 (três) e 2012/2013 (um) ”.

Para além de criticar as supostas faltas de zelo do Ministério da Educação e dos sindicatos SINAPROF e SINDEPROF, em prol do pagamento da “dívida” em causa, Hélder Ié admite a possibilidade de o Colectivo vir a transformar-se num sindicato.

De acordo com o representante do Colectivo dos Professores “Novos Ingressos” estão nesta situação de “atraso salarial” 675 docentes.

Apesar da não realizaram da referida vigília, hoje,  em frente ao Ministério da Educação, estiveram presentes, não só os “Novos Ingressos”, mas também, os que viram seus salários bloqueados,  que o Governo justifica com a “reforma em curso na Função Pública”.

A reportagem da ANG tentou falar com os responsáveis do Ministério da Educação, mas um membro do Gabinete do Ministro Sandji Fati informou que este viajou e até aquela altura, a tutela não tinha recebido nenhuma carta destes professores em reivindicação.
ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário