segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Roménia



         “NATO não quer nova Guerra Fria com a Rússia”, diz Secretário-geral

Bissau, 09 Out 17 (ANG) – O secretário-geral da NATO disse hoje que a Aliança Atlântica não quer uma “nova Guerra Fria” com a Rússia, apesar da preocupação dos Estados-membros com o fortalecimento militar russo junto às suas fronteiras.
Símbolo da Nato

Jens Stoltenberg falava no final de quatro dias de uma assembleia parlamentar da NATO na capital da Roménia.

“Estamos preocupados com a falta de transparência [da Rússia] quando se trata de exercícios militares”, disse.

Stoltenberg referia-se aos exercícios militares realizados em Setembro envolvendo milhares de militares russos e bielorrussos na Bielorrússia.

Os exercícios envolveram manobras desenhadas para apanhar e destruir espiões armados.
No entanto, Stoltenberg disse: “A Rússia é nossa vizinha (…) não queremos isolar a Rússia; não queremos uma nova Guerra Fria”.

O responsável acrescentou que a aliança, que reúne 29 Estados-membros, incluindo Portugal, aumentou as patrulhas aéreas no Mar Negro em “resposta às acções agressivas da Rússia na Ucrânia”.

Sobre a missão da NATO no Afeganistão, onde se mantêm mais de 13.000 militares, Stoltenberg disse que “o custo de sair seria muito mais elevado” do que o custo humano e financeiro da missão.

O Afeganistão iria cair num caos e tornar-se um santuário para terroristas internacionais se a NATO saísse do país, acrescentou. ANG/Inforpress/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário