segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Canchungo



Ministro Sola na Bitchita defende “organização do território” para desenvolver o país

Bissau,  09 Out 17 (ANG) – “ A Guiné-Bissau não tem nenhuma via para seu desenvolvimento que não seja a organização do território”.

Vista da cidade de Canchungo
A afirmação é do Ministro da Administração do Território e Poder Local  e foi feita quando presidia a cerimónia de criação do Conselho Consultivo do Sector de Canchungo (CCSC), com o apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Sola Nquilim na Bitchita afirmou que para isso, é necessário implicar as populações no processo de desenvolvimento das suas localidades.

“Este projecto para a governação e desenvolvimento local, servirá de base de apoio as futuras autarquias no país”, assegurou o governante.

Para o representante Adjunto do PNUD, Gabriel Dava, a criação do CCSC é um “trabalho de grande valor, porque é um compromisso com o desenvolvimento”.

Intervindo  no acto  o Administrador do Sector, Pedro Mendes Pereira e o Régulo Central, Fernando Batiçã Ferreira,   realçaram a importância da criação do referido Conselho para o desenvolvimento sustentável de Canchungo e apelaram aos seus  membros para não o politizarem  mas sim, trabalhar em união pelo bem comum.

  De acordo com um documento do PNUD  à que a ANG teve acesso, “em primeiro lugar, foram criadas as instâncias, nas quais, a população pode opinar sobre os desafios que enfrenta em diversas áreas e a melhor forma de enfrentá-los”.

Estas instâncias, conforme o PNUD, constituem as chamadas “ Instituições de Participação e Consulta Comunitária (IPCC) ”, nas quais se discutem temas como a saúde, edução, sustentabilidade das actividades económicas e outros.

De acordo com a nota,  no âmbito destas instituições, a população realiza diagnóstico de sua localidade e propõe intervenções, nos domínios de desenvolvimento que considerar prioritárias.

No referido evento, estiveram presentes cerca cinquenta representantes de diferentes entidades públicas e privadas sedeadas nesta localidade norte da Guiné-Bissau. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário