quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Dia internacional de meninas



               Governo reitera apoio à meninas e mulheres da Guiné-Bissau

Bissau, 11 Out 17 (ANG) – O ministro da Mulher, Família e Solidariedade Social, afirmou  hoje que o governo  e os parceiros estão determinados a  continuar a prestar apoios necessários às meninas e mulheres guineenses.
 
Carlos Kenedy de Barros que discursava durante a celebração do Dia Internacional das Meninas, sob o lema “desbloquear o poder das meninas agora”, disse que a descriminação baseada no género, é uma concepção discriminatória definida pelos homens que pode ser superada através de esforços conjuntos.

Acrescentou  que investir nas meninas e mulheres proporciona grandes benefícios para o futuro e uma boa convivência social.

“Elogiamos a iniciativa da “PLAN INTERNACIONAL” Guiné-Bissau, pela organização todos os anos do Dia 11 de Outubro, porque permite chamar a atenção aos autores nacionais, as famílias e comunidades sobre  a importância da promoção de direitos das meninas e suas valiosas contribuições no processo do desenvolvimento”, justificou o ministro.

Para Kenedy de Barros, o Dia Internacional das Meninas (IDG), é agora uma base da advogacia e activismos para as Redes e Organizações.

Por seu turno, e em representação da “PLAN INTERNACIONAL Guiné-Bissau”, Felícia Fernandes destacou que a sua organização tem prestado apoio as meninas para assumirem posições do poder para destacar as desigualdades que restringem a sua educação, as barreiras que limitam a sua liberdade de expressão assim como as violências que muitas das vezes sofrem.

De acordo com aquela responsável, o relatório dos trabalhos desenvolvido pela PLAN INTERNACIONAL apresenta  testemunhos vivos dos jovens de Colômbia, Uganda e Espanha sobre como a descriminação, o preconceito e a violência  afectam, em pleno, as meninas e jovens mulheres.

“As práticas tradicionais nefastas, casamento infantil e a excisão  feminina, continuam a construir murros de desigualdades e atraso no processo de desenvolvimento da nossa sociedade”, disse a representante da “PLAN INTERNACIONAL” Guiné-Bissau.

Entretanto, a Presidenta do Parlamento Infantil (PI), Nela Mantija destacou  que a data que se celebra hoje é importante para a vida de todas as meninas e mulheres guineenses.

“E não só, porque também significa uma reflexão, para todos nós meninas e mulheres saberem que temos um grande desafio no sentido de lutarmos pela igualdade do género. Não devemos pensar que somos fracos perante os homens, uma vez que podemos esforçar para atingir a meta que qualquer homem pode atingir”, referiu a líder do Parlamento Infantil.

Mantija considerou positivo os trabalhos levados a cabo pelo Parlamento Infantil durante os últimos  anos, acrescentando que conseguiram fazer com que muitos encarregados de educação tenham a consciência de que  as meninas não devem  ficar em casa para fazerem os trabalhos domésticos têm também o direito de irem a escola como os rapazes. ANG/LLA/ÂC/SG

  

Sem comentários:

Enviar um comentário