terça-feira, 9 de novembro de 2021

Corrupção/Ministro da Justiça diz que o país não dispõe de estratégia especifica de combate ao flagelo

Bissau, 09 Nov 21 (ANG) - O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos afirmou hoje que a Guiné-Bissau apesar de várias manifestações de riquezas objectivamente incompatíveis com os rendimentos, não tem até hoje  uma estratégia específica de combate a corrupção.

Iaia Djaló, de acordo com a Rádio Sol Mansi,  fez estas afirmações na abertura do seminário de Validação da Estratégia Nacional de Combate a Corrupção, tendo afirmado que o combate à este flagelo deve ser uma missão partilhada entre o Estado e socientade.

Disse que, por isso,  o governo convida à todas as forças a se associarem a este esforço, dando cada um a sua contribuição para se poder promover um combate global e participativo.

“O direito ao desenvolvimento requer uma globalização ética e solidária, entendido como transformação social, com a melhoria das condições de vida das populações e oportunidade de acesso aos serviços basícos nomeadamente a educação e a saúde “,frisou.

Para o governante, a corrupção se afigura como entrave ao investimento, crescimento económico, e estimula a probreza, aumentando a instabilidade politica, social e institucional.

Para Iaia Djaló,  esse mal é um complexo fenómeno social, politico e económico que afecta o progresso dos países a nível mundial, tanto nos regimes autoritários ou democraticos, bem como em todos os sistemas económicos.

Djalo salientou que esta tématica ganhou força na agenda politica mundial, a medida que os organismos internacionais passaram a divulgar estudos voltados a auxiliar a prevenção e o combate a corrupção.

O seminário foi financiado pelo PNUD e juntou  técnicos das diferentes instituições  do país com objectivo de eleborar uma estratégia nacional de combate a corrupção .ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário