segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Covid-19/“A vacina continua a ser nossa melhor arma contra a pandemia”, diz Alta Comissária, Magda Robalo

Bissau, 01 Nov 21 (ANG) – A Alta Comissária para a Covid, Magda Nely Silva Robalo defendeu que a vacina continua a ser a melhor arma contra a pandfemia.

A Magda Robalo falava esta segunda-feira na cerimónia de lançamento de Certificado Digital de Vacinação contra Covid-19.

Acrescentou  que enquanto houver um país com um cidadão que não esteja protegido, o mundo inteiro estará ameaçado por esta pandemia.

“Por isso, é importante dizer aos guineenses que devem fazer-se vacinar”, disse Robalo, convidando às populações guineenses de 18 anos ou mais a se vacinar.

Magda Robalo disse que ainda não estão a ser vacinadas pessoas com menos de 18 anos de idade e disse esperar que isso seja possível até próximo ano.

Considerou o ato de muito singelo e de grande importância para o país, para os guineenses e para a luta contra a Covid.

“Desde que surgiu as vacinas contra a Covid-19, surgiu também um outro desafio que é aceitar que as pessoas vacinadas possam viajar ao nível internacional sem necessidade de fazer testes e apresentar resultados  negativos”, salientou.

A Alta Comissária disse que é necessário que o país tenha  um sistema interno operativo que possa conhecer a validade dos certificados de vacinação, sustentando que também permite que todos os países do mundo caminhassem em direção ao fim da Covid-19.   

Disse que, há um trabalho de diplomacia a fazer-se, nomeadamente, através do Sistema das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os certificados das vacinas utilizadas nos difererntes países possam ser aceites ao nível dos outros países.

Por sua vez, o Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Tjark Marten Egenhoff disse que a criação e lançamento desse Certificado Digital de Vacinação contra Covid demonstra o potencial da inovação da Guiné-Bissau e a vontade de todos os parceiros de trabalharem juntos e demostrar resultados.

Tjark Egenhoff considerou o ato de um passo importante, afirmando que o país está a surprender a região porque está em cima de muitos que talvez esperavam que esteja no começo, com 10 por cento da população já completamente vacinada e com 17 por cento, com a primeira dose.

Disse estar orgulhoso de ver os resultados até aqui alcançados sobretudo os referentes aos testes e a testagem, acrescentando que a Guiné-Bissau é um exemplo na região,de como se pode rastrear, visualizar e fazer uso de testes digitais para  poder não só viajar, mas também ter vigilância que o país sempre quer.

De acordo com Egenhoff, o certificado de vacinação é para todos os guineenses que já receberam as duas doses ou uma dose dependendo de vacina, sustentando que isso é importante porque além de permitir o indivíduo acessar aos serviços, de viajar com mais facilidade,  também permite o controle de quem, efetivamente, já foi vacinado. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário