quinta-feira, 4 de novembro de 2021


Justiça
/Eleições  agendadas para hoje no STJ não se realizaram por “divergências” entre Comissão Eleitoral e o vice-presidente da instituição

Bissau,04 Nov 21(ANG) – A eleição para a escolha do novo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça(STJ), agendada para hoje, dia 04 de novembro, não se concretizou devido as “divergências” entre a Comissão Eleitoral e o vice presidente daquela instância máxima da justiça do país.

Os membros da comissão eleitoral, propostos pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial estão de costas voltadas com o presidente interino do Supremo Tribunal de Justiça, que por inerência também preside ao Conselho Superior da Magistratura Judicial.

Com a morte repentina, no passado mês de Agosto, do juiz Saído Baldé, que tinha sido eleito presidente do Supremo Tribunal em Maio, o seu vice, o juiz Lima André, assumiu as rédeas do Supremo Tribunal.

Lima André tem estado numa acesa polémica com três elementos da comissão eleitoral que não aceitaram a candidatura do juiz Conselheiro José Pedro Sambú, actual presidente da Comissão Nacional de Eleições, que pretende candidatar-se à presidência do Supremo Tribunal de Justiça.

Os membros da comissão eleitoral alegam que Pedro Sambú não reúne as condições para ser candidato. Lima André tem entendimento contrário.

As divergências subiram de tom e o Conselho Superior da Magistratura ordenou a suspensão dos trabalhos da comissão eleitoral, até uma nova deliberação.

O referido orgão também levantou processos disciplinares aos três juízes que iriam presidir à eleição marcada para hoje, dia 4 de novembro de 2021.

Os juízes suspensos não acataram a ordem e haviam declarado que iriam realizar eleições, o que não aconteceu.

Sabe-se que alguns membros do Conselho Superior da Magistratura Judicial tentaram realizar  na quarta-feira, 3 de Novembro, uma reunião na sede do Supremo Tribunal, mas foram impedidos de entrar pela polícia.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário