quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Diplomacia económica




Paulo Gomes mobiliza apoios para Guiné-Bissau

Bissau, 10 Out.13 (ANG) – O candidato às eleições presidenciais na Guiné-Bissau, o ex. Administrador do Banco Mundial, Paulo Gomes, esteve recentemente nos Estados Unidos da América, concretamente em Nova Iorque e Washington, numa diplomacia económica para angariar apoios para o país.

Em conferência de imprensa realizada hoje, Paulo Gomes, disse que manteve encontros com diversas personalidades de grandes influências nas áreas económicas e financeiras nos Estados Unidos de América, com vista a preparação de uma plataforma forte de diplomacia económica para a Guiné-Bissau.
“Tive encontro com o Presidente da Companhia aérea pan-africana denominada  Asky, sedeada em Lomé (Togo) e que começou a voar agora para Bissau. Como vocês sabem, sou um dos membros do seu Conselho de Administração e trabalhei igualmente na estruturação do seu projecto e na mobilização dos recursos para a sua constituição e  tem no seu capital a companhia Etiopian Airlines um dos maiores do mundo”, explicou.
Gomes disse que o objectivo do seu encontro com o Presidente da companhia Asky, visa a atribuição de um certo peso ao Aeroporto de Bissau na sub-região.
“A companhia Aérea Asky começou recentemente a fazer as suas ligações para Bissau, uma vez por semana. Mas quero acreditar que podemos levar a Asky a ter mais operações aqui em Bissau, explorando o potencial turístico que poderemos desenvolver futuramente”, informou.
Paulo Gomes sublinhou que teve encontro com Moo Hibraim, o milionário da Fundação “Moo Hibraim” e que tem um prémio específico para agraciar os chefes de Estados que governaram bem.
“Eu não estou ainda nesta categoria. Mas o ex-presidente de Cabo-Verde Pedro Pires, já recebeu o seu prémio, há dois anos, bem como o ex-Presidente moçambicano, Joaquim Chissano”, frisou.
Gomes declarou que, dada as suas boas relações, falaram das possibilidades de apoios da  Fundação Moo Ibraim  ao sector educativo.
“Mantive encontro com um dos melhores basquetebolistas da liga norte americana NBA, Diguen Mutumbo, e falamos das possibilidades de criação de um projecto de escolas e construção de campos de basketbol no país”, disse.
O candidato às eleições presidenciais afirmou que manteve um encontro com o Jefren Golstin, ex- Secretário Adjunto do Tesouro Americano e Conselheiro Económico de Barack Obama, que gere um Fundo de Investimento de mais de 10 milhões de dólares nos Estados Unidos de América.
“É um homem muito influente e que financia grandes transacções. Em África ainda não fez muita coisa e falamos na possibilidade de fazer algum investimento na Guiné-Bissau”, salientou, acrescentando que ele, faz transacções à volta de 500 milhões à um bilião de dólares americano, o que representa a totalidade do Produto Interno Bruto do país.
Paulo Gomes, disse que manteve ainda encontros com o Presidente do Grupo “Africaire” uma ONG americana que operava na Guiné-Bissau e que deixou Bissau no período do conflito de 1998, mas que está a regressar em alguns países africanos. Adiantou que falaram da possibilidade desta ONG reiniciar as operações no país.
“Falei igualmente com o Presidente do Fundo Global de luta contra o Sida, porque vamos continuar a ser muito atentos e trazer mais recursos de combate a este flagelo que ataca sobretudo os mais novos e as mulheres”, informou.ANG/ÂC/SG


  

Sem comentários:

Enviar um comentário