sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ataque à embaixada da Nigéria




Embaixador garante que o incidente não afecta relações com Guiné-Bissau

Bissau, 11 Out 13 (ANG) – O Embaixador da República Federativa da Nigéria na Guiné-Bissau afirmou quinta-feira que os incidentes da passada terça-feira, dia 8, que culminou com a morte de um cidadão nigeriano não vão afectar as relações de cooperação entre os dois países.
Hamed Magoei Adam, que falava aos jornalistas, na sua residência em Bissau, em reacção aos acontecimentos, disse que o acto é um caso isolado perpetrado por pessoas que perderam o controlo, acrescentando contudo que não devem se repetir.
Sem os identificar, o diplomata nigeriano acusou alguns órgãos de comunicação social de cumplicidade nos distúrbios.
“Devo dizer que alguns jornalistas estavam coniventes com a situação, porque o programa lançado no ar fez instigar as populações a atacarem os cidadãos da Nigéria”, explicou.
Entretanto, a Guarda Nacional em colaboração com a Polícia Judiciária deteve, quinta-feira, 12 pessoas suspeitas de envolvimento na morte de cidadão nigeriano, na passada terça-feira, num dos bairros de Bissau.
“Os suspeitos estão indiciados por participação material no linchamento moral e incitação à violência e ódios xenófobos”, disse o Procurador-geral da República num comunicado.
O nigeriano de 35 anos, era comerciante e o Procurador-geral da República afirma que não foi para já descoberta qualquer pista ou ligação entre o homem assassinado e as acusações das populações relativamente ao rapto de crianças.
Os 12 suspeitos no envolvimento no assassínio do nigeriano, foram apanhados em diferentes bairros de Bissau.
O Procurador-geral da República refere no comunicado que não haverá impunidade, acrescentando que as investigações vão continuar com uma equipa constituída por diferentes elementos da Polícia Judiciária e da Guarda Nacional.
O Procurador-geral da República, criou uma Comissão de Investigação, para averiguar os crimes de tráfico de crianças e levar os supostos autores à justiça.ANG/ÂC /SG




Sem comentários:

Enviar um comentário