terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ensino





Os níveis de 10º à 12º anos passam a ser assegurados por professores com licenciatura, diz o Secretário de Estado do Ensino Básico

Bissau, 29 Out.13 (ANG) – O Secretário de Estado do Ensino Básico, afirmou que brevemente os níveis escolares de 10º aos 12º anos, serão exclusivamente leccionados por professores com licenciatura.

 Em declarações à comunicação social, Salvador Tchongo Domingos disse que a medida visa dar mais qualidade ao ensino no país, sobretudo a partir do 10º ano, fase em que se preparam alunos que vão ingressar nas universidades, permitindo-lhes ter um bom ritmo de trabalho.

O governante sublinhou que actualmente, ao nível da sub-região, os alunos da Guiné-Bissau têm um nível muito baixo em comparação com os de outros países.

“Por isso, o Ministério da Educação pretende injectar uma nova mentalidade no ensino, com pessoas com níveis científicos mais forte do que os que temos actualmente. Não queremos dizer com isso, que vamos retirar os horários aos actuais professores porque os efectivos que não têm o domínio da matéria exigida vão ser transferidos para outros níveis tendo em conta que são quadros do Ministério da Educação”, explicou Salvador Tchongó.

Perguntado para quando é que a medida vai entrar em vigor, aquele responsável sublinhou que, já efectuaram o recrutamento dos professores com licenciatura, acrescentando que na próxima semana, vão beneficiar de uma formação pedagógica e posteriormente receberão os horários para começarem a leccionar.

Quanto ao estatuto da nova categoria de professores ou seja se serão efectivos ou contratados, Salvador Tchongó respondeu que, “um funcionário público tem que cumprir algumas tramitações para depois ser efectivado e devem levar algum tempo para serem enquadrados no sistema”.

Tchongo Domingos não indicou quantos professores licenciados foram recrutados para leccionar nos liceus.  ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário