quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Entrevista à Rádio ONU


“A Guiné-Bissau espera reencontrar todos países lusófonos irmãos- diz Presidente da República de Transição

Bissau, 02 Out.13 (ANG) – O Presidente da República de Transição afirmou que é imperativo que a Guiné-Bissau reencontre as relações com todos os países da lusofonia em África, após as eleições gerais marcadas para 24 de Novembro.
Manuel Serifo Nhamajo que falava à rádio ONU no âmbito da sua deslocação a Nova Yorque para discursar na Assembleia Geral da organização internacional, sublinhou a título de exemplo que, Cabo-Verde é um país de relações históricas muito sólidas e que não serão esses “pequenos incidentes” que vão pôr em causa as relações com a Guiné-Bissau.

“Com São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique são a mesma coisa e são todos países irmãos e nós temos uma cumplicidade histórica, que é impensável dizer que teremos problemas maiores”, referiu o chefe de Estado de Transição da Guiné-Bissau.
Nhamajo disse que o seu país  conta com a ajuda do Brasil para a realização das eleições gerais, marcadas  para 24 de Novembro, acrescentando temer que a posição colectiva da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), impeça o auxílio brasileiro.
“E nisso reconhece que o Brasil foi sempre um país que deu apoio à Guiné-Bissau e que certamente continuará, assim como os outros”, desejou.
O Brasil lidera a vários anos a estratégia de paz para a Guiné-Bissau na Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas. E ainda  realiza acções de apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau no contexto da Cooperação Sul-Sul.
Ao ser perguntado se a tecnologia do sistema de urnas electrónicas no Brasil poderia ajudar à Guiné, o presidente respondeu:
“Sim, o Brasil poderia ajudar bastante. Só que o Presidente Ramos Horta esteve lá, eu não sei o que é que se evoluiu, e acredito que  dentro da CPLP da posição que tem em relação aos acontecimentos de 12 (de Abril) poderá contribuir para esse recuo na participação do Brasil. Não sei, não sei…”
O Escritório das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Uniogbis, que é liderado pelo ex-presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, está a trabalhar  com as autoridades guineenses no apoio da realização das eleições.

Segundo Ramos Horta, vários doadores internacionais estão à espera de um protocolo claro sobre a realização do pleito para que possam fazer suas promessas de doação financeira. ANG/Rádio ONU

Sem comentários:

Enviar um comentário