terça-feira, 15 de outubro de 2013

Discórdia




Comunidade islâmica dividida quanto a festa de Tabasky 

Bissau, 15 Out 13 (ANG) – Alguns fiéis muçulmanos, em obediência ao apelo lançado pelas duas organizações religiosas (Conselho Nacional Islâmico e Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos) rezaram hoje a frente da Câmara Municipal de Bissau para marcar a festa de sacrifício de carneiro (Tabasky). 
A maioria dos fiéis , em obediência à organização de Imames, vão celebrar a mesma festa amanhã, segundo apurou a ANG.
Em declarações à imprensa, o representante da comissão conjunta das duas organizações, Alonso Faty reconheceu que há divergência de ideias entre os muçulmanos, e disse que essa reza depende da aparição da lua, e que  o islão não tem novo nem velho testamento. ”Seguimos os ensinamentos do profeta Maomé”,disse.
Aquele responsável disse ainda que no alcorão não diminuiu nem aumenta em nada, por isso rezar hoje ou amanhã tanto faz.
“A única coisa é a divergência de opiniões, felizmente no país nunca houve guerras religiosas”, rematou.
Alonso Faty apelou entretanto a união de toda a comunidade muçulmana e guineenses em geral e pediu perdão a quem se sentir ofendido com atitude dos que realizaram  a  Aid-el-kebir  em dois dias.
Por sua vez, o secretário-geral da administração interna Abdú Camará disse que essa reza tem grande significado para os muçulmanos porque é o dia em que se louva  à Deus.
 Camará apelou à união no seio dos muçulmanos, invocando que na reza de Ramadão, que assinala o fim dos 30 dias de jejum, há sempre discórdia por causa de aparição da Lua ,mas  que no Tabasky que tem um calendário a cumprir,  não devia haver razão para tanta discórdia. ANG/JD /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário