terça-feira, 15 de outubro de 2013

Lavagem das mãos




Mais de 400 escolas e comunidades beneficiaram de sabão e lixívia 

Bissau, 15 Out 13 (ANG) - A Guiné – Bissau, em sintonia com os outros países do mundo, celebrou hoje, em mais de 82 escolas primarias do país e 230 comunidades das regiões de Quinara, Tmbali, Oio, Bafata e Bissau o sexto dia mundial de lavagem das mãos sob o lema, “o poder está nas suas mãos”.

A data foi assinalada com distribuição de sabão e lixívia nas diferentes escolas e algumas comunidades das regiões do país.
“O simples acto de lavar as mãos com sabão é uma das formas mais eficazes de salvar a vida das crianças Portanto, lavar as mãos antes de comer e após a evacuação reduz drasticamente a propagação de doenças diarreicas nas crianças e nas comunidades.”,referiu  o Chefe Global do Programa de Agua, Saneamento e Higiene do UNICEF (WASH) Sanjay Wijesekera.
Na sequência da celebração desta data, o UNICEF, através do seu último relatório sobre a mortalidade infantil, afirmou que na Guiné-Bissau em cada 1000 crianças menores de cinco anos morem 129, vítimas de doenças diarreicas.
Segundo uma nota do  UNICEF, a importância de lavagem das mãos multiplicam-se um pouco por todo o país, tendo em conta as boas práticas de higiene e prevenção de cólera, doença  que as autoridades sanitárias guineenses procuram combater desde Março , no sul da Guiné-Bissau.
O UNICEF revela ainda que cerca de 1.400 crianças (menos de cinco anos) do mundo inteiro morem diariamente, vitimas de doenças diarreicas causada por falta de água potável saneamento e higiene básico.
Segundo os dados do UNICEF, a diarreia continua a ser segunda maior causa da mortalidade infantil no mundo, com 600 mil mortos e mais de 1.7 bilhão de casos por ano.
“Uma das formas mais simples e barata de travar as doenças diarreicas é lavar as mãos com agua corrente e sabão”, refere um comunicado do UNICEF. ANG/ BI/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário