sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Espancamento de populares




LGDH ameaça apresentar queixa contra Estado

Bissau, 11 Out 13 (ANG) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) anunciou esta quinta feira que vai mover uma queixa contra o Estado da Guiné-Bissau junto do Tribunal da Justiça e dos Direitos Humanos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
O anúncio da LGDH foi tornado público através de uma conferência de imprensa realizada em Bissau, sobre os casos de violência generalizada contra alguns cidadãos nacionais que ocorreram na noite de quarta-feira em Bissau.
 A Liga qualificou os actos como  “terrorismo de Estado, em consequência, disse que, vai reunir todas as provas destes actos e demais outros casos anteriores, para avançar com uma queixa contra o Estado da Guiné-Bissau.
 Para a LGDH, é “inaceitável” utilizar as estruturas do Estado para espancar, violentar e instaurar o clima de medo generalizado no país, sem que o Estado responsabilize os seus autores.
Acções de espancamentos contra  populares foram levadas a cabo por homens armados em diferentes bairros de Bissau na sequência das manifestações contra alegadas práticas de tráfico de órgãos humanos  e que registaram o linchamento de um cidadão de nacionalidade nigeriano.
A Policia Judiciária considera “boatos e desinformações” a existência de práticas de tráfico de crianças para efeitos de comercio de órgãos humano mas  o  Ministério Público mandou abrir  um inquérito sobre o assunto. ANG/LPG/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário