sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sociedade




Cidadãos lamentam a crise económica que afecta o país

Bissau, 25 Out 13 (ANG) -A Crise econômica abala os mercados do país desde o ano passado afirmaram hoje os comerciantes e consumidores.
Em entrevista exclusiva à ANG o Administrador do Super Mercado Bodem Dembo Darame disse que, neste momento estão em promoção mas há fraca participação dos fregueses devido a crise vigente no país.
Dembo informou que ano passado, a promoção teve mais rendimento porque conseguiram vender mais de setenta por cento dos produtos expostos para o efeito, e que este ano de Janeiro, até ao momento o rendimento baixou em mais de 40  por cento.
Por sua vez, o gerente do Super Mercado Darling Central, Talla Sylla, disse que, nesse período comparativamente ao mesmo período no ano passado, há fraca afluência de clientes.
Afirmou que as vendas sofreram uma queda de 35 por cento, sendo os produtos alimentícios e de higiene os mais comprados.
Aquele responsável pediu para que todos se reconciliassem e esquecer o passado a fim de obter paz e seguir rumo ao desenvolvimento.
Issuf Injai,um  consumidor com o qual o repórter da ANG se cruzou no centro da cidade de Bissau , confirmou  que o seu poder de compra baixou para quase 70  por cento em relação ao ano passado, devido o não pagamento atempado do salário na Função Pública, em consequência do golpe de Estado de 12 de Abril do ano passado.
“Actualmente grande parte  dos guineenses depende de apoio de  emigrantes. Peço maior empenho dos governantes para o pagamento dos  salários aos professores e médicos, para que os jovens possam usufruir de seus direitos de cidadania”, disse Injai
Irmã Marisa Cadomuro abordada igualmente como consumidora disse que sente a crise que abala à todo o mundo.
“Os doadores já não financiam as Igrejas e orfanatos, agora toda a gente deve trabalhar para ganhar e se sustentar”, sublinhou.
 Irmã Marisa, a porta do super mercado revelou que ia apenas comprar o açúcar, porque ali o produto é vendido ao mesmo preço praticado no mercado de Bandim.
“ Os outros produtos são mais caros, pelo que vou compra-los nas feiras onde são mais baratos,”contou.
Aquela missionária apelou ao governo para ver a situação dos pobres que cada dia se tornam mais desafortunados enquanto que os ricos se tornam cada vez mais abastados. ANG\AALS\JD/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário