terça-feira, 29 de outubro de 2013

Internacional




Luanda acolhe IV reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP

Luanda – A capital angolana, Luanda vai acolher entre os dias 4 e 7 de Novembro a IV reunião da Assembleia parlamentar da CPLP.
De acordo com uma nota de imprensa da Assembleia Nacional o evento que se  realiza sob o lema “ cultura de paz na CPLP” para além  da mensagem de testemunho tem como objectivo, o reforço dos laços de amizade e de  cooperação inter parlamentar entre os Estados  membros da comunidade, no âmbito da  sua estratégia  de promoção da paz e segurança mundiais.
 Angola vai assumir a presidência da instituição nesta reunião cujos delegados e participantes vão  apreciar e discutir o Project do Estatuto  e Regimento Interno da AP-CPLP  e o Plano de Actividades da Associação  para o período  2013/ 2015.
 A  reunião vai igualmente  debater temas como  democracia, estabilidade politica e desenvolvimento, integração  politica e economia no espaço da CPLP,  reconciliação nacional  e estabilidade das instituições politicas.
Politicas comuns de boa  governação, segurança nas  novas tecnologias de informação,   exploração de recursos naturais e ambiente, segurança social nos  países da CPLP  e transferências  sociais e politicas de combate à pobreza  na CPLP são outros temas que serão abordados no evento.
 O programa de actividades  da IV Reunião da AP-CPLP prevê ainda, a realização  de visitas  a lugares  de interesse histórico e cultural como o  memorial  Doutor  António Agostinho Neto, o Museu das Forças Armadas Angolanas, e ainda  visitas de impacto social e económico com  destaque para, a futura sede da Assembleia Nacional, a  zona Económica Especial  de Luanda e a centralidade do Kilamba.
 No decorrer do encontro realizar-se-á  a  reunião da Rede Mulheres Parlamentares e dos Secretários Gerais dos Parlamentos da CPLP cujo objectivo é o reforço das estratégias de actuação comuns visando o fortalecimento das acções  da AP- CPLP. (Angop)
 A AP-CPLP é o órgão da CPLP que reúne os Parlamentos nacionais dos Estados membros e é constituído na base dos resultados das eleições legislativas dos respectivos países. (Angop)

Sem comentários:

Enviar um comentário