sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Militar encontrado morto



LGDH pede inquérito para responsabilização criminal

Bissau, 04 Out.13 (ANG) – A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH),  acaba de denunciar a morte de um militar cujo corpo com  sinais de torturas foi encontrado na povoação de Nhoma, nos arredores de Bissau.
Segundo um comunicado daquela organização defensora dos direitos humanos, citado pela RDP-África, o militar de nome Rafael Baingara Sambú, de 36 anos de idade pertencia ao Batalhão do Estado Maior General das Forças Armadas.

O comunicado da Liga afirma que, com base nas informações recolhidas junto de familiares do malogrado, Rafael Sambú tinha a patente de Furriel e era dado como desaparecido desde meados de Setembro.
A LGDH informa que o falecido recebera uma telefonema cuja origem se desconhece e com carácter de urgência, no passado dia 21 de Setembro do ano em curso, que o ordenou a apresentar-se no seu aquartelamento militar, para efeitos de prestação de serviços de prevenção.
Depois de várias diligências sem sucesso para o localizar, acrescenta a Liga,, no dia 26 do mesmo mês, os familiares tomaram conhecimento através de anúncio nas rádios, da existência de um corpo em Nhoma que viria a ser identificado como ele e com  sinais de catanadas.

A LGDH exige das autoridades judiciais competentes a abertura de um inquérito conclusivo e transparentes, tendentes a esclarecer as circunstâncias da morte da vítima e consequente identificação e tradução à justiça dos autores morais e materiais de mais este acto considerado “hediondo e bárbaro”. ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário