sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Situação socio-política guineense


Xanana Gusmão sugere criação da “Comissão de Verdade
e Reconciliação”
Bissau, 04 Out 03 (ANG)- O Primeiro-ministro de Timor-leste sugeriu esta quinta-feira, a criação duma “Comissão de Verdade e Reconciliação na Guiné-Bissau para haver um espírito de consenso sobre os interesses do país”.
Numa entrevista à Agência de Notícias de Portuga(Lusa),   Xanana Gusmão que está a caminho de Bissau para uma visita de trabalho a partir deste sábado, disse que o país necessita de uma “amostra de uma realidade similar”  ao de Timor, para conseguir “tudo”.

O Primeiro-ministro timorense referia-se à Comissão de Verdade e Reconciliação que analisou os diferentes crimes cometidos, entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Outubro de 1999 no seu país.
Sobre as eleições gerais marcadas para 24 de Novembro deste ano, o “símbolo” da resistência timorense recomenda que as mesmas sejam feitas “no próximo ano”, depois de um “recenseamento credível e que não crie dúvidas”.
Segundo o governante asiático, para as autoridades guineenses o “problema é o recenseamento eleitoral, que tem sido uma das causas de desconfiança, de dúvidas sobre o processo eleitoral”.

 Nesta sua deslocação, Xanana Gusmão faz-se acompanhar com o Presidente da Frente Revolucionária do Timor leste Independente (FRETILIMN), Mari Alkatiri, e visita ao país na qualidade do Presidente do G7+, organização criada em Abril de 2011 que congrega 18 Estados-membros e que defende reformas na forma como a comunidade internacional ajuda aos países menos desenvolvidos ou em situação de pós-conflito. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário