quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Assembleia-geral da ONU


Ministro dos Negócios Estrangeiros considera de positiva participação do país

Bissau, 02 Out 13 (ANG) O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau afirmou que a participação do país na 68ª Sessão Ordinária da Assembleia geral das Nações em Nova Iorque , Estados unidos de América foi “coroada de êxito em toda a linha”.

Numa nota de imprensa datada de um de Outubro, vinda de Nova Iorque, Fernando Delfim da Silva disse que para além do discurso do Presidente da República de Transição, Serifo Nhamajo que, apelida de “humilde lúcida e determinada”, também a Guiné-Bissau mereceu a “atenção” da Comunidade dos Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Comunidade dos Países da língua Oficial Portuguesa, CPLP, face as acções em curso com vista ao retorno constitucional.

“O presidente em exercício da CEDEAO e o Presidente da República da Costa de Marfim, Alassane Ouatarra e o presidente em exercício da CPLP e  Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza caucionaram clara e solidariamente o processo de Transição Política em curso na Guiné-Bissau.  Na mesma linha e no mesmo tom falaram os Presidentes Johnatan Goodluck, da Nigéria, Macky Sall, do Senegal e Mathan Ruak, de Timor Leste ”, acrescentou.
No plano bilateral, o chefe da diplomacia guineense disse que para além dos encontros com o Vice-Secretário Geral das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, Jeffrey Felteman e o representante do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, Linda Thomas-Greenfield, também Nhamajo manteve encontros de trabalho com os chefes de Estado da Guiné Equatorial e Timor Leste.
 Encontros esses em que, segundo Delfim, foram abordados vários assuntos, com destaque para a questão eleitoral, onde Serifo Nhamajo “mostrou-se vinculado ao seu próprio decreto que fixou para 24 de Novembro de 2013 a data das próximas eleições gerais”, indo, segundo ele, na linha das directrizes da CEDEAO que fixa o limite da transição no país até 31 de Dezembro.

A sexagésima oitava Sessão da Assembleia-geral das Nações Unidas que iniciou os seus trabalhos no dia  24 de Setembro termina na próxima sexta-feira,  04 de Outubro. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário