terça-feira, 1 de outubro de 2013

Internacional


União Africana planifica desenvolvimento do continente para próximos 50 anos
(Dakar) – A União Africana (UA) conta mobilizar toda a camada social, particularmente as mulheres e os jovens a volta da implementação da Agenda 2063, um documento catalizador para a integração e desenvolvimento do continente africano, sabe-se segunda-feira em Dakar, no Senegal.

Para o efeito, um atelier de consultas à sociedade civil africana, previsto para três dias, foi aberto em Dacar na perspectiva de implementação da referida agenda, que visa “erguer uma África integrada, próspera e de paz, sustentada e dirigida pelos seus próprios cidadãos, constituindo uma força dinâmica na arena internacional”.
“Esta reunião vai vos permitir planificar o futuro que queremos daqui à 2063, no que concerne ao bem estar, boa governação, a paz e a segurança, entre outras, mas tendo como principal beneficiário as populações e não os chefes de estado, daí a importância da sociedade civil”, disse segunda-feira,Lazarous Kapambwe, representante da presidente da Comissão da UA.

Para o Director de Planificação Estratégica, do Seguimento e da Mobilização dos Recursos da UA, Mandla Madonsela ,”o objectivo da Agenda 2063 é de definir para os próximos 50  anos, uma trajectória de crescimento para a África tendo em conta as lições tiradas nos últimos 50 anos”.
”Trata-se de encontrar elementos indicadores para a transformação social e económica de África através da elaboração de um plano estratégico para a realização desta agenda, um plano que será dinâmico e não estático” ,precisou.

Referindo-se à questão de água potável, ainda não acessível em certas zonas do continente, Madonsela sublinhou que “o acesso à água e ao saneamento estarão no centro da Agenda 2063”.
Os peritos anunciaram durante as consultas a disponibilização de um sitio agenda2063.au.int, destinado a recolher o conjunto de iniciativas vindas da sociedade civil que poderão permitir a identificação dos sectores prioritários para a  Agenda 2063. APS.



Sem comentários:

Enviar um comentário