quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sal iodado



 Governo lança campanha para aumento de seu consumo

Bissau, 10 Out. 13 (ANG) - O Governo de Transição em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), procedeu hoje ao lançamento oficial da campanha de sensibilização para o aumento do consumo de Sal Iodado no país.
Na ocasião, o Ministro de Saúde, Agostinho Cá, disse que a acção se realiza no quadro da implementação da política e programa de fortificação, enriquecimento de alimentos com vitaminas e sais minerais adoptada pelos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Agostinho Cá, disse que, sendo um problema de saúde pública, o Governo da Guiné-Bissau não podia ficar indiferente a esta situação.
“Nesta ordem de ideias, o governo através do Decreto-lei Nº 1/2004 de 24 de Junho, determina o consumo obrigatório de sal iodado no país, devido  a sua importância para a saúde humana e animal “, disse o governante.
 O referido sal , segundo o ministro,tem grande importância no combate aos problemas de saúde provocados pela carência em iodo, nomeadamente, o retardamento no crescimento e o atraso mental.
Segundo o adjunto do representante do UNICEF na Guiné-Bissau, Antero de Pina  apenas 24,7 por cento dos domicílios  consomem sal iodado na Guiné-Bissau.

A região de Gabú no Leste da Guiné-Bissau tem maior disponibilidade de sal iodado e a maior carência deste produto se verifica na Região de Biombo no Norte. ANG/LLA /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário