quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Eleições gerais




“Eleições não devem ocorrer antes de 120 dias de sua preparação, defende Victor Mandinga

Bissau, 29 Out 13 (ANG) – O ex-presidente do Partido da Convergência Democrática(PCD), Victor Mandinga, defendeu esta terça-feira que  as eleições só poderão ter lugar apôs 120 dias de sua preparação.

Falando na qualidade de porta-voz do Conselho de Estado, órgão de consulta do chefe de estado,  Vitor Mandinga disse à imprensa que a lei recomenda no mínimo ter tudo pronto em termos do recenseamento, pelo menos de 60 à 90 dias.

“Isso significa que se fizermos as contas cumprindo com a possibilidade de realizações de campanhas de educação cívica, tecnicamente e legalmente você não poderá realizar as eleições antes de 120 dias”, esclareceu. 

A reunião do Conselho de Estado com o presidente serviu para debater  a questão do recenseamento e a fixação provável da data das eleições no primeiro trimestre no próximo ano.
“ Nos enquanto Conselheiros o nosso papel é simplesmente aconselhar, dizemos ao Presidente que é preciso fazer um trabalho tecnicamente bem feito por parte do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, (GETAP) juntamente com Comissão Nacional de Eleição (CNE), ou seja, iniciar a preparação do recenseamento  o mais breve possível, e que esse recenseamento seja fiável  para todos, para que não haja grandes problemas amanhã,”, disse.

   Este responsável disse ainda que chamaram a atenção ao Presidente da Transição sobre a necessidade de respeitar os prazos legais para a realização das eleições,” porque encurtar prazos pode provocar protestos”.

Questionado sobre se existe já uma data prevista para a realização das eleições, Victor Mandinga disse que tudo indica que o Presidente vai dar orientações ao governo para que com a máxima brevidade seja fixada a data de recenseamento eleitoral. 

ANG/LLA/SG
          

Sem comentários:

Enviar um comentário