terça-feira, 1 de outubro de 2013

Internacional


Cabo Verde acolhe conferência sobre políticas de drogas nos PALOP

Cidade da Praia - A Cidade da Praia acolhe, nos dias 16 e 17 deste mês, a primeira conferência sobre políticas de drogas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), tendo como tema central "Globalização e Políticas de Drogas".

Segundo a coordenadora da Comissão de Coordenação de Combate à Droga (CCCD), Fernanda Marques, o encontro reunirá ministros da Justiça e técnicos dos serviços de luta contra a droga de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
 Fernanda Marques adiantou que o encontro surgiu na sequência da uma conferência sobre o mesmo assunto, recentemente realizada no México, e que contou com a participação de Cabo Verde e de outros países africanos de língua oficial portuguesa.  
"O que se pretende aqui é reflectir sobre a importância da concertação das políticas de droga nos PALOP. Os intervenientes vão apresentar as políticas dos seus países no âmbito do combate às drogas e a ligação entre as diferentes vertentes que compõem o fenómeno - o acto social, a justiça e a saúde", indicou.
A conferência está a ser organizada com o apoio da Organização das Nações Unidas Contra Drogas (ONUDC) e, segundo Fernanda Marques, já há uma proposta de agenda que conta com a participação de vários conferencistas internacionais, cabendo também aos especialistas nacionais apresentar a experiência cabo-verdiana ao nível do combate à droga em Cabo Verde.  
"A ideia é reforçarmos o laço com os PALOP, mas também com a comunidade internacional e vermos outras propostas para se enfrentar o problema da droga e da toxicodependência", salientou Fernanda Marques.  
Entre outros, serão debatidos temas como "A Globalização e Políticas de Drogas nos PALOP", "Políticas de Drogas e Saúde nos PALOP", "Geopolítica e Cooperação Transnacional da Rota de Tráfico de Drogas" e "Apontamentos para uma Abordagem Compreensiva - A Experiência Africana". 
O encontro culmina com um memorando sobre políticas de drogas e direitos humanos. Angop 

Sem comentários:

Enviar um comentário