quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Eleições gerais




Experiências da sociedade civil da sub-região explorada pela congénere guineense 

Bissau, 30  Out 13 (ANG) – O Programa de Apoio aos Autores não Estatais e a Comissão da Justiça, Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento realizam  uma jornada denominada(Djumbai) sobre  experiências das Organizações da Sociedade Civil da Sub-Região nas eleições. 

O Djumbai contou com a presença de individualidades e instituições governamentais e particulares com o  padre  Alphonse Seck, da Comissão da Justiça e Paz do Senegal, Emmanuelle Ndione, da ONG ENDA Tiers Monde e Kevin Adomaykpor, da One World ambos do Senegal, que passam aos presentes as suas experiências na matéria.

Na ocasião o Bispo de Bissau D. José Camnaté Na Bissin que presidiu a cerimónia de abertura agradeceu aos participantes e formadores vindos do Senegal, também às organizações internacionais que não abandonaram o país mesmo neste momento conturbado que está a passar e em especial à União Europeia que apoiou a iniciativa.

O chefe da Igreja católica da Guiné-Bissau  realçou  que a iniciativa já está a dar os seus frutos no país porque, segundo ele, as organizações não governamentais e associações, através das confissões religiosas estão a trabalhar e a esforçar-se para que o país volte a ter dias melhores e para que os jovens possam sonhar com um futuro risonho .

 Esta oportunidade, acrescenta o Bispo, de ouvir a experiência Senegalesa “ dá nos mais motivação para acreditarmos que é possível trabalhar de maneira afincada e provocar transformações sociais que ajudam o país a sair da situação actual” disse.

O Bispo de Bissau exortou aos guineenses a se optarem  pelo diálogo,  trabalho sério e sobretudo acreditar que cada cidadão quer melhor para o país e o seu povo.

Por seu lado, o Coordenador da Comissão da Justiça, Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento, Frei Michael Daniels disse que o objectivo principal deste Djumbai que já vai na sua sétima edição é de obter mais experiências da Sub – Região no domínio das eleições.

Os participantes vão debater temas como, Eleição e legitimidade do Poder a Experiência da Igreja Senegalesa na Observação Eleitoral, a contribuição da Sociedade Civil para as Eleições livres, pacíficas e transparentes dno Senegal e a Democracia, Cidadania e novas médias. 

ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário