quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cooperação sul/sul:




Primeiro-ministro de Timor-leste visita Guiné-Bissau 

Bissau, 03.Out.03 (ANG) O Primeiro-ministro da República de Timor Leste, Xanana Gusmão, chega este sábado à Bissau, para uma visita de trabalho com as autoridades de transição do país, sabe a ANG através de uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense.

Abordado sobre o assunto, o Director de Informação do jornal público  ,  Nô Pintcha”, afirma que a mesma significa uma abertura de novos horizontes de cooperação e “demonstração da solidariedade  com vista a consolidação da paz e ao fortalecimento da economia da Guiné-Bissau, dada a prosperidade que este país asiático conheceu, graças a exploração dos recursos petrolíferos .

De acordo com Adulai Djaló, a visita revela, por outro lado, um sinal de aproximação entre as actuais autoridades de transição do país e a Comunidade dos Países da Língua Oficial Portuguesa (CPLP) uma vez que o Timor é membro desta organização lusófona.

A CPLP, na sequência do golpe de estado de 12 de Abril de 2012 suspendeu a Guiné-Bissau como membro desta organização lusófona e em consequência, não reconhece as autoridades de transição do país.

 No comunicado da reunião de Conselho de ministro desta quarta-feira dedicada a preparação da visita do chefe do governo timorense,  lê-se que a mesma “não só reflecte o espírito de solidariedade, mas também o excelente nível das relações entre os  dois povos e países irmãos, forjadas na luta comum contra o colonialismo e a ocupação estrangeira”.  

Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, foi o primeiro Presidente da República de Timor Leste entre 2002 e 2007.

Timor Leste, segundo o  Banco Asiático de Desenvolvimento, tornou-se em 2013,   o segundo país com maior crescimento económico, depois da Mongólia, com uma taxa de 10%. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário