segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cooperação




Guiné-Bissau e Cabo-Verde assinam acordos em diferentes domínios

Bissau,20 Jul 15 (ANG) - Os governos da Guiné-Bissau e Cabo Verde rubricaram no Domingo, diversos acordos nomeadamente nos domínios Fitossanitário e Zoo sanitário.
As partes ainda assinaram uma Convenção relativa à dupla tributação e Evasão Fiscal.

Por outro lado, foi assinado um memorando de entendimento entre o Ministério da Saúde Publica Guineense e a empresa cabo-verdiana INPHARMA,   para a produção de medicamentos em Bissau.

Os acordos foram rubricados no final de uma visita de trabalho de quatro dias à Guiné-Bissau do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

Para além do entendimento ao nível da fiscalidade, Cabo Verde vai formar técnicos guineenses no domínio de laboratório de controlo de qualidade de pescado. 

Domingos Simões Pereira e José Maria Neves congratularam-se pela integração das comunidades guineense e cabo-verdiana nos dois países.

Os dois Primeiros-ministros notaram com satisfação a evolução das relações bilaterais após o retorno à ordem constitucional na Guiné-Bissau e concordaram que a presente visita de José Maria Neves ao país  vai contribuir para elevar as relações de cooperação para os patamares mais altos.

Os dois primeiros ministros apontaram a necessidade de estabelecimento de uma parceria estratégia entre a Guiné-Bissau e Cabo-Verde e recomendaram a entrada em funcionamento da Comissão Bilateral Conjunta, criada em Março do ano em curso.

O Primeiro-ministro cabo-verdiano manifestou ainda a vontade de ver alguns municípios do arquipélago geminados com a ilhas guineense de Bolama Bijagós, após ter visitado  duas ilhas, nomeadamente Bubaque e Rubane .

Maria Neves  admitiu que  as ligações marítimas entre os dois países poderão também ser retomadas ainda este ano. 

Como forma de reconhecer e agradecer a contribuição dos guineenses para a  independência de Cabo Verde, aliás, motivo principal da visita, o Primeiro-Ministro de Cabo Verde disse que decidiu oferecer medicamentos à pediatria do Hospital Simão Mendes, de Bissau.

José Maria Neves destacou o trabalho em curso na Guiné-Bissau, um país que disse estar a reerguer-se depois de vários anos de convulsões, tendo enaltecido o desempenho do Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.

Por sua vez, Domingos Simões Pereira reconheceu que os dois países estão a criar as sinergias necessárias para uma parceira estratégica onde o sector privado terá uma palavra a dizer. 

"Objectivamente temos que reconhecer que  temos um trabalho a realizar", disse Domingos Simões Pereira, para quem o caminho começou a ser feito através da criação de mecanismos que vão materializar as intenções.

Os dois governos acordaram a institucionalização de uma Cimeira Bilateral entre os dois Primeiros-Ministros com periodicidade bienal a ser realizada alternadamente nos dois países. 

ANG/ÂC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário