segunda-feira, 13 de julho de 2015

Infraestruturas



BAD financia rede de energia eléctrica da capital da Guiné-Bissau

Bissau, 13 Jul 15 (ANG) - O Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um financiamento de 16,7 milhões de euros para melhorar o abastecimento de energia eléctrica na capital da Guiné-Bissau, anunciou a instituição em comunicado divulgado na passada quinta-feira.

O comunicado indica que aquele financiamento contempla um empréstimo no montante de 9 milhões de euros e uma doação dos restantes 7,7 milhões de euros.

O financiamento prevê a reparação das instalações de 31 mil clientes, ligações para 10,5 mil novos utilizadores e melhorias na gestão comercial e boa governação da empresa pública de Electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB), refere o comunicado do BAD.

O Programa de Melhoria do Fornecimento de Electricidade à Cidade de Bissau tem um prazo de execução de três anos com o objectivo de “reduzir o número de cortes de energia diários de 22 para menos de dois”, refere o BAD.

Ao mesmo tempo, pretende-se reduzir as taxas de perda comercial e técnica de 47% para 20%.

“Só 20% dos residentes na capital têm acesso a electricidade” e quem receber energia está ligado a uma rede “fraca”, em que “metade da electricidade produzida se perde devido a infra-estruturas obsoletas e ligações ilegais” e com “apagões por mais de 20 horas nalgumas zonas devido a excesso de carga”, descreveu o BAD.

O programa conta com financiamento adicional do Banco Europeu de Investimento e do governo da Guiné-Bissau.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário