quarta-feira, 8 de julho de 2015

Infra-estruturas




Inaugurado centro de processamento de mel em Bula

Bissau, 08 Jul15 (ANG) – Um centro de processamento de mel e derivados de apicultura foi inaugurado dia 3, na tabanca de Igat, no sector de Bula, Norte da Guiné-Bissau..

A infraestrutura, segundo o jornal Nô Pintcha, na sua edição de 7 de Julho, contou com o financiamento da Fundação Suíça para a Cooperação e Desenvolvimento (SWISSAID), num montante não revelado.

O representante da SWISSAID em Bissau, Alfredo Handen disse que a inauguração ocorre  num momento de grandes desafios para a Guiné-Bissau, em que é fundamental  a concentração em  acções que contribuam para o crescimento económico do país e que possam trazer mais-valia para as populações.

 Handen salientou que as sinergias institucionais podem beneficiar a luta das comunidades para o bem-estar social.

Aquele responsável realçou a importância da floresta e da biodiversidade na criação de riquezas, na luta contra a pobreza no meio rural e no aumento de rendimento económico dos cidadãos e das famílias.

Falando da essência desse produto, Alfredo Handen explicou que o mel é um produto comercial e nutricional de grande importância para a vida humana, mas também para o equilíbrio ecológico da vida na fauna.

“O Mel e seus derivados da Apicultura quando foram bem aproveitados podem representar uma grande economia para as populações e para o país, porque é um produto extremamente importante e caro,” afirmou representante de SWISSAID.

A SWISSAID opera  na região de Cacheu desde 2000, com  vários projectos em execução e em diversas localidades, nomeadamente  em Bula, Tchur-Brick, Calequisse, Pecixe, Cacheu, Bachil e Caió.

Handen revelou que na região de Cacheu a SWISSAID apoia na produção de sal, óleo de palma e mel sendo este último a actividade que mais  rendimentos tem dado   à Associação dos Apicultores da Região de Cacheu (APIRCA), gestor  do centro inaugurado, em colaboração com a federação das associações de Bula. 

ANG/JD/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário