quinta-feira, 30 de julho de 2015


 
 
Segurança

Autoridades guineenses colocam agentes da Ordem Pública na residência de Zamora Induta

Bissau,30 Jul 15(ANG) - O Conselho Nacional de Segurança, reunido em Sessão Especial na Quarta-Feira, anunciou em comunicado  que vai colocar agentes de Segurança na residência do Contra Almirante, José Zamora Induta para garantir a sua integridade física.

O comunicado produzido no final de uma reunião  presidida pelo Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira refere que o regresso do ex. Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, foi um acto da sua livre iniciativa e pode ser visto como a plena reposição da normalidade politico constitucional e ao respeito pelos direitos dos cidadãos que o país regista actualmente.

A medida, segundo este órgão  de consulta e coordenação em matéria de informação e segurança, visa evitar que “este e outros factos perturbem a tranquilidade de outras entidades e dos cidadãos em geral.

O Conselho Nacional de Segurança exortou a todos os órgãos de soberania' às instituições de Segurança e Ordem Pública e a sociedade em geral' no sentido de contribuírem para a consolidação da imagem positiva que o país está a construir .

Assegurou a comunidade nacional e internacional de que não existe nenhum sobressalto interno 'nem ameaças à segurança do Estado e que as autoridades reafirmam sua determinação  em consolidar em definitivo a tranquilidade na Guiné-Bissau.

Induta regressou no passado dia 21 deste mês ao país oriundo de Portugal, onde se encontrava a residir na sequência do golpe de Estado militar de 2012, em Bissau.

O ex-chefe de Estado-maior general das forças armadas foi afastada das suas funções em Abril de 2010 pelo  então vice-chefe de estado-maior general das forças armadas, António Injai com base em alegadas ma orientação das estruturas militares, nomeadamente a concentração em si de varias funções executivas nas estruturas militares.

O documento tornado publico após o afastamento de Zamora Induta contem 23 acusações, entre os quais de desvio de fundos de alimentação, detenção de vários oficiais superiores,  tentativa de assassínio do próprio António Injai que lhe depôs e apropriação de uma certa quantidade de armamento  guardados em sua residência, entre outras.

Um semanário nacional, “Donos da Bola”,na sua edição de 22 de Julho, reportou o seu regresso com o titulo “Zamora vai responder por 23 pecados”.ANG/ÂC/SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário