terça-feira, 14 de julho de 2015

Parlamento




Deputados aprovam lei sobre realização de eleições autárquicas

Bissau, 14 Jul 15 (ANG) - Os Deputados da Nação aprovaram segunda-feira, por unanimidade, o projecto-lei sobre capacidade de realização da eleição autárquica na Guiné-Bissau, prevista para 2017. 

Em entrevista à ANG, o deputado Mandu Camar á , da bancada do PAIGC disse que a aprovação desta lei vai permitir aos guineenses gerirem os seus bens locais. 

Mandu Camará acrescentou  que a autarquia é um poder através do qual  cada região vai estar a altura de seguir o seu destino próprio com a finalidade de promover o desenvolvimento local através de iniciativas próprias.

 “Para ter uma câmara cada cidade deve ter pelo menos  um centro de saúde, um estadio de futebol, mercado e agências bancárias. Existem  cidades que reúnem as condições de ter câmara”, disse  Camar á . 

O deputado ainda destacou que os municípios  precisam de  ter , infraestrutura, recursos humanos e financeiros para poder funcionar como uma câmara autónoma.

Mandu Camará considerou  que as autarquias na Guiné-Bissau, só väo  trazer  ganhos para país, acrescentando que cada local vai ter oportunidade de poder discutir e decidir os problemas que afectam as suas localidades.

“A autarquia no país irá evitar igualmente o êxodo dos quadros da zona rural, vai permitir menos aglomeração dos mesmos na capital , Bissau a procura de melhores condições de vida”, disse o deputado do PAIGC.

Por sua vez, o Deputado do PRS Tumane Baldé considerou a aprovação da lei autárquica de um acto positivo, sublinhando que irá permitir a descentralização do poder no país. 

“Estou convicto de que a implementação da autarquia no país vai dar um bom resultado porque o povo da Guiné-Bissau já estava a viver a autarquia de uma forma indirecta uma vez que existem sectores em que  não funcionam a instituição estatal mas que conseguiram criar as suas escolas e que estão a viver  normal”, explicou Tumane Baldé. 

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário