sexta-feira, 10 de julho de 2015

Tráfico de drogas




Inaugurado laboratório de análise e de identificação das drogas

Bissau, 10 Jul 15 (ANG) - Um laboratório de análise e de identificação das  drogas, notas e documentos falsos foi inaugurado recentemente em Bissau, em cerimónia presidida pela  ministra da Justiça, Carmelita Pires.  

Falando na cerimónia, a ministra  disse que o referido laboratório reflecte os esforços do governo na execução de políticas estruturais para  consolidação do novo modelo da Justiça criminal na Guiné-Bissau.

Carmelita Pires realçou a  importância e  urgência da criação de condições necessária e eficaz para o combate ao tráfico de drogas, assim como adoptar o sistema judiciário de dispositivos modernos de prossecução criminal. 

Segundo a  Directoria Nacional da Polícia Judiciária, Filomena Mendes Lopes, o laboratório vai permitir a PJ apresentar ao Ministério publica resultados fiáveis e credíveis para acusação dos processos, assim como para a defesa dos cidadãos. Permitindo igualmente que o tribunal tenha elementos credíveis para a deliberação das sentenças sólidas, acrescentou.

Por sua vez, o Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Victor Madeira disse que os materiais foram adquiridos no âmbito do projecto integrado do programa de combate ao crime transnacional, financiado pela União Europeia em cerca de 620 mil Euros.

Acrescentou que o laboratório representa para a PJ um emblema de luta contra os crimes transnacionais, em especial ao tráfico da drogas e ao mesmo tempo um ponto de partida de apoio que a União Europeia pretende dar as autoridades guineenses nos seus empenhos para estabelecer um verdadeiro Estado de direito.

Os equipamentos do laboratório estavam guardados na sede da União Europeia em Bissau desde de 2012 e com eleição das novas autoridades em 2014 os materiais foram entregados no final do mesmo ano e desde então decorre uma acção de formação dos agentes da PJ no domínio de análise e de identificação das drogas no laboratório.
 
ANG/LPG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário