quarta-feira, 15 de julho de 2015

Cultura




Governo prepara documento orientador de Política Nacional

Bissau, 15 Jul 15 (ANG) – O Governo através da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desportos promove entre  23 e 25 de corrente mês em Cacheu, a 3ª Conferencia sob o lema “ Cultura ao Serviço da Nação”.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), o Director Geral da Cultura, João Cornélio Gomes Correia, destacou que a conferência tem como  objectivo  a preparação do  documento orientador  da Política Nacional da Cultura.

Aquele responsável informou que, com a inexistência desta política, muitas coisas passam no sector sem orientações precisas.

“ Depois da realização da segunda Conferência Nacional de Cultura organizada em 1997, já passaram 18 anos que os técnicos deste sector não se sentaram a mesma mesa para reflectirem sobre os problemas que afectam o sector”, lamentou.

Disse que alguns objectivos traçados  na 2ª Conferencia da cultura nunca foram implementados devido o eclodir do conflito de Junho de 1998 no país.

João  Correia acrescentou  que durante a referida conferência os participantes irão debater, entre outras,  questões ligadas à Politica Cultural, a Identidade Nacional, o Património Cultural tanto material como imaterial e museologia.

A situação dos arquivos históricos, bibliotecas, literatura, música, artesanato, teatro, gastronomia, economia criativa, relações entre turismo e a cultura e direito de actores merecerão a atenção dos participantes no encontro de Cacheu.

O Director-geral da Cultura espera que os três dias da Conferencia possam trazer os resultados positivos, porque os moderadores convidados são pessoas à altura de transmitirem  os seus conhecimentos aos participantes.

A iniciativa conta com apoio do Instituto Camões e outros parceiros internacionais, entretanto não identificados. 

ANG/LLA/SG
      

Sem comentários:

Enviar um comentário