quarta-feira, 15 de julho de 2015

Corte de madeira proibido




Comissäo técnica de gestäo de madeiras apreendidas denuncia incumprimentos no Leste e Sul

Bissau, 15 Jul 15 (ANG) – A Comissão Técnica Interministerial para a Gestão da Madeira apreendida pelo governo denunciou que ainda se faz abates  de àrvores nas zonas Leste e Sul do pais, não obstante a moratoria anti-corte de cinco anos instituida pelo governo.

 A denuncia foi feita por Francisco Sofia da Costa, membro da comissäo e responsavel para a regiao de Oio.

Francisco Costa mostrou-se revoltado com  este acto de alguns madeireiros que considera uma clara afronta à decisão do governo que proibe o abate de arvores para exploraçäo da madeira por um periodo de cinco anos  .

Neste sentido, exortou ao executivo que reavalie as penalizações e adopte medidas mais severas contra os infractores, ao mesmo tempo que aconselhou aos mesmos a porem cobros a essa pratica “desorganizada e criminal”, porque  as consequencias ambientais já se fazem sentir.

“Recentemente, prendemos moto-serras de pessoas que estavam a derrubar arvores na localidade de Gambiel”, no Leste, denunciou Francisco da Costa que defende o agravamento de penas contra os transgressores, nomeadamente a confiscação de todos os materias usados.

Igualmente a comissão, segundo o responsavel para região de Oio, teria descoberto uma empresa no Sul do pais que prosseguia com os cortes e cuja madeira já lhe fora confiscada devendo  seguir em breve para Bissau.

De acordo com Fancisco Sofia da Costa, os implicados foram devidamente identificados e, em breve, deverão ser presentes à justiça para responderem pelos seus actos.

A comissão tecnica interministerial està a imprimir maior dinâmica no carregamento e transporte das madeiras  confiscadas nas matas do interior  para Bissau e aponta o fim do mês em curso como tempo limite para concluir a  operação. 

“A operação decorre simultaneamente em todos os locais em que a madeira foi identificada pela comissão no territorio nacional”, disse a concluir o responsavel da comissão para a região de OIO.


ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário