segunda-feira, 6 de julho de 2015

Cooperação



PM de Portugal visita  hoje a Guiné-Bissau

Bissau, 06 Jul 15 (ANG) - O primeiro-ministro português inicia hoje em Bissau uma visita oficial no decurso da qual será assinado o Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau para 2015/2020, noticiou a imprensa portuguesa.

Antes de Bissau, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho esteve na Praia, a fim de participar nas comemorações do 40º aniversário da independência de Cabo Verde, fazendo-se acompanhar nestas deslocações pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete e pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo.

O Acordo Estratégico de Cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau 2015/2020 será assinado no final de uma reunião entre os primeiros-ministros português e guineense, que darão uma conferência de imprensa conjunta.

Em Março, realizou-se em Bruxelas uma conferência internacional de doadores para a Guiné-Bissau, para consolidar a democracia, reforçar o Estado de direito, acelerar a retoma económica deste país e melhorar as condições de vida dos guineenses.

Na altura, Portugal comprometeu-se com um apoio de aproximadamente de 40 milhões de euros, a concretizar através de um novo Programa Estratégico de Cooperação com a Guiné-Bissau para os próximos anos, a assinar até Junho.

No sábado, o ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, Geraldo Martins expressou em Bissau o desejo de ver mais investimentos portugueses para a criação de mais postos de trabalho e consequente desenvolvimento do país.

O ministro, que falava na cerimónia da abertura da delegação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) na capital guineense, afirmou que esta instituição vai proporcionar mais oportunidades aos empresários portugueses na Guiné-Bissau. 

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário