sexta-feira, 3 de julho de 2015

Mensagem presidencial à Nação




Chefe da Missão da ONU diz que o gesto dá mais confiança à comunidade internacional

Bissau, 03 Jul 15 (ANG)- O Chefe do Gabinete  das Nações Unidas de Apoio a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau(UNIOGBIS) disse que o discurso  à nação do Presidente da República vai  oferecer “mais confiança à comunidade internacional” na sua assistência ao país.

Miguel Trovoada que falava à imprensa, momentos depois do Presidente Mário Vaz ter pronunciado a sua mensagem no parlamento, acrescentou que a mesma “fundamentalmente”, dá crédito ao investimento privado que considera de “essencial” para mais emprego, com vista ao desenvolvimento económico e social.

O antigo Presidente da República de São Tomé e Príncipe afirmou que, de acordo com o discurso do José Mário Vaz, a alegada queda do actual governo liderado pelo PAIGC, “não passa de rumores”.

E ainda diz concordar com o Presidente da Republica ao pedir que “ todos olhassem para a Guiné-Bissau e o futuro do seu povo”, pondo de lado, as questões  que possam “dividir, se forem levadas a extremo”.

Trovoada  apela a união dos guineenses, e  assegurou  que a comunidade internacional está ao lado do país, para dar “apoio maciço à Guiné-Bissau, para  “romper com o ciclo de instabilidade” que ela viveu e criar as condições para um futuro melhor.

O Presidente da República, José Mário Vaz faz este discurso à nação  numa altura em que se veicula um eventual derrube do governo, por alegado desentendimento entre os dois órgãos de  soberania em relação a governação do país.

Na ocasião, Mário Vaz afirmou que em nenhuma circunstância disse que irá derrubar o executivo liderado por Domingos Simões Pereira, contudo, mostrou que descorda com certos aspectos da governação do país.

Durante esta sessão especial, para além dos deputados e chefe do UNIOGBIS, estiveram igualmente presentes, o Primeiro-ministro e membros de governo, representantes da sociedade civil e confissões religiosas,  dos corpos diplomáticos dos países e organizações sedeadas no país, entre outros. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário