sexta-feira, 3 de julho de 2015

Mensagem à Nação



Presidente da República afirma que em nenhum momento falou da  queda do Governo

Bissau,03 Jul 15(ANG) - O Presidente da República afirmou que em nenhuma circunstancia se pronunciou-se sobre a queda ou não do Governo liderado pelo Domingos Simões Pereira.

Em mensagem à Nação pronunciada hoje perante os deputados na Assembleia Nacional Popular, José Mário Vaz disse que os últimos 12 meses decorridos foram marcados por momentos políticos e sociais que deram azo à vários posicionamentos, interpretações, comentários, enviados especiais do exterior e inúmeras delegações à Presidência da República.

O chefe de Estado sublinhou que à volta disso muitas coisas foram ditas, tantas especulações, muitas insinuações são lançadas minutos a minutos e todos os dias.

"Enquanto Presidente da República quero garantir-vos que estes rumores são infundados à luz do que tem sido a minha actuação até aqui. Aliás, em todas as minhas intervenções públicas nunca demonstrei tal intenção, antes pelo contrario, tenho chamado a atenção para a necessidade das instituições desempenharem as suas funções com competência e no estrito cumprimento do está estabelecido constitucionalmente com vista a proporcionar a nossa população melhores condições de vida", esclareceu.

 Mário Vaz disse que enquanto primeiro magistrado da nação, não se move por rumores, especulações e nem tão pouco por insinuações.

Declarou que, quem o fez saberá as motivações que o levou a tal posicionamento, pois a "hora é de acção e não de palavras".

O Presidente da República sublinhou que a sua mensagem à Nação e à Assembleia Nacional Popular visa sobretudo estancar a referida hemorragia de boatos, e especulações, desbloqueando assim o país e imprimindo uma maior dinâmica às instituições da República.

Revelou que o povo espera muito deles e com toda a legitimidade.

"Por isso, nestas horas difíceis, renovo a minha habitual exortação para que nos concentremos mais no trabalho, como costumo dizer, para as meter mãos na lama", explicou.

O chefe de Estado fez questão de referir que insiste em dizer que os guineenses trabalham muito pouco e, “talvez por isso têm tido tempo para boatos, especulações e rumores”.

"Não conheço nenhum país onde se trabalha apenas 3 a 4 horas por dia e 15 a 20 horas por semana e que tenha conseguido pôr a economia a crescer e o país a desenvolver", criticou o Presidente da República.

A mensagem do Presidente da República à Nação acontece devido as divergências que se tem sido revelado em discursos dos principais titulares dos órgãos de soberania.

ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário