quarta-feira, 29 de julho de 2015


Regiões/Buba

Chefe da Vila  de Bubatumbo  pede paz e entendimento político aos dirigentes da Guiné-Bissau

Bissau, 29 Jul 15 (ANG)- O Chefe  da vila de Bubatumbo, Suleimane Sambú, na região de Quinara, Sul da Guiné-Bissau, exortou a manutenção da paz e o entendimento entre os actores políticos guineenses.

Falando  à ANG,  Suleimane Sambú considera a  paz de “essencial” para o desenvolvimento do país.

“Sem a paz não se pode falar de progresso das famílias nem do país”, afirmou este responsável local, para destacar  a  necessidade da preservação   da estabilidade, como condição básica ao desenvolvimento económico e social de qualquer Estado.

Como exemplo de virtudes da paz, citou os efeitos positivos da presente campanha de produção e comercialização de castanha de caju, em que se registou  um recorde, em termos de preço de compra junto aos camponeses.

Por isso, pede a compreensão mútua e o entendimento entre o Presidente da República, José Mário Vaz e o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, na governação do país, sustentando: “ o desentendimento entre os políticos nos atinge aqui na tabanca”.

Aos militares, considerados por muitos, um dos principais responsáveis pelos sucessivos conflitos no país, pede  “a consciencialização  de que a guerra nada resolve”.

“Quando um país se encontrar em situação de guerra, nada de bom consegue fazer e vive em insegurança e sem possibilidades de se desenvolver”, referiu.

Para mostrar os “ganhos” da estabilidade reinante na Guiné-Bissau com o retorno a ordem constitucional, citou a visita do Rei de Marrocos ao país, a primeira de um monarca na  história da Guiné-Bissau e a do Primeiro-ministro de Cabo Verde, que resultaram em vários acordos sobre diversos sectores de desenvolvimento.  ANG/QC /SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário