quinta-feira, 2 de julho de 2015

Semana da Ciência




“O desafio do conhecimento pode garantir o desenvolvimento do país”, diz PM

Bissau,02 Jul 15 (ANG) - O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira afirmou esta terça-feira que so  o desafio de conhecimento pode  garantir o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

O Primeiro-ministro falava na cerimónia de abertura da ”1ª Semana Nacional da Ciência da Guiné-Bissau“, na Universidade Lusófona, em Bissau e  que terá duração de cinco dias. 

O evento decorre em simultaneo em várias localidades, em formato de seminários, workshops, palestras incluindo visitas, guiadas,trocas de experiências, exposições e atividades culturais,  e tem por objectivo estimular o espírito crítico, a curiosidade e as descobertas científicas.

Simões Pereira felicitou o Secretário de Estado do Ensino pela pertinência da organização da semana da ciência e pela acertada escolha do Instituto Nacional de Pesquisa (INEP) como centro das atividades.

“ Este tema da ciência é de fato algo que nos confronta, mas acredito exatamente na estrutura, mecanismo e no conceito que nos permite enfrentar os problemas e equacioná-los, assumindo a obrigação de encotrarmos a solução “, salientou o primeiro-ministro.

Simões Pereira disse que a Guiné-Bissau não pode continuar a ser aquele país de medo de celebrar a sua excelência, quando tem gentes capazes e que podem ser referência. ” Temos que reclamar, comemorar e promover”, repisou.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ensino Superior e que conta com  a colaboração de varias instituiçöes de pesquisas nomeadamente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, INEP, IBAP,CIPA,INASA e das universides Amílcar Cabral, Jean Piaget e Lusófona. 

ANG/JD/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário