segunda-feira, 6 de julho de 2015

Cooperação


Guiné-Bissau e Portugal estabelecem novo programa quinquenal

Bissau,06 Jul 15(ANG) - Os governos da Guiné-Bissau e de Portugal rubricaram hoje acordos no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação(PEC), para os anos 2015/20 avaliados em 40 milhões de euros.

Os referidos acordos foram assinados  no quadro da visita oficial que o Primeiro-Ministro português efectua ao país.

Em declarações à imprensa , o Primeiro-Ministro português afirmou tratar-se  de um instrumento muito relevante, que resultou de um trabalho conjunto entre os governos dos dois países no qual as acções de cooperação bilateral foram concertadas com o Plano Estratégico Operacional "Terra Ranca".

Pedro Passos Coelho explicou que o Programa Estratégico de Cooperação contempla múltiplas vertentes nomeadamente a defesa, justiça, educação, emprego, saúde, modernização administrativa, ambiente, energia e o desenvolvimento rural.

"Trata-se de um compromisso para o futuro e que queremos dar a prioridade na concretização do nosso apoio à Guiné-Bissau", informou.

O Primeiro-Ministro português sublinhou que no quadro das relações entre a União Europeia e a Guiné-Bissau  congratulou-se com a  conclusão no ano passado das negociações sobre os acordos de parcerias económicas com a África Ocidental na qual está integrada o país.

"Saúdo igualmente a recente entrada em vigor do novo protocolo de pescas União Europeia e Guiné-Bissau o que permite a retomada de actividades de pescas nas águas territoriais guineenses e dar continuidade ao apoio financeiro da organização comunitária europeu ao sector das pescas guineense", disse.

Pedro Passos Coelho frisou que Portugal e a Guiné-Bissau possuem vasto leque de oportunidades e que o seu governo manterá o seu apoio ao executivo e ao povo da Guiné-Bissau.

Referiu  que Portugal estará sempre empenhado em apoiar o povo guineense no processo de recuperação da ordem constitucional e da retoma do progresso.

"A minha visita pretende fortalecer as relações bilaterais entre os nossos dois povos mas acima de tudo,  serve para transmitir um sinal claro de grande confiança institucional reforçando a percepção positiva que a Guiné-Bissau vem adquirindo por mérito próprio junto de investidores internacionais, das instituições multilaterais e da comunidade internacional em geral", explicou.

Por sua vez, e referindo-se  ao encontro matido com o seu homologo, Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira salientou que  passaram em revista um conjunto de importantes acções que vem sendo desenvolvidas pelos dois governos.

"Falamos da situação da segurança interna, do Golfo da Guiné com particular referência a todo o Atlântico Sul, e sobre os planos que é possível desenvolver entre os dois Estados para o incremento dessa segurança", informou.

Domingos Simões Pereira afirmou que manifestou o  interesse em continuar a beneficiar de todo o apoio que tem sido dado e destacou a importância do apoio que Portugal está a dar para o reforço da capacidade naval da Guiné-Bissau através de acções conjuntas de forma a aumentar o controlo das aguas territoriais.

Declarou que abordaram com Passos Coelho os apoios que Portugal está a dar no domínio da saúde nomeadamente de combate e prevenção do ébola, a instalação do laboratório de triagem, a formação de técnicos nesse domínio e varias outros acções.

ANG/ÂC/SG  
  


Sem comentários:

Enviar um comentário