sexta-feira, 31 de julho de 2015

Fundo de Paz



ONU  financia  consolidaçao da estabilidade na Guiné-Bissau
 
Bissau, 31 Jul 15 (ANG)-O Governo da Guiné-Bissau e a Organização das Nações Unidas assinaram, quinta-feira em Bissau, um acordo que cria o Fundo para a Consolidação da Paz no país, no valor de 10 milhoes de doalres.

A saída do encontro com o Primeiro-ministro, o Representante Especial do Secretário-geral da ONU no país, Miguel Trovoada disse a imprensa que o mesmo se insere no âmbito do Comité Executivo para a Consolidação da Paz e irá financiar as acções como, o diálogo e a reconciliação nacionais, as reformas no sector da defesa e segurança e da justiça, e o envolvimento dos jovens e mulheres no desenvolvimento sócio-económico da Guiné-Bissau.

De acordo com uma fonte ouvida pela ANG, este Fundo será gerida pela representação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, e terá a vigência de dois anos.

O Comité Executivo do Fundo para a Consolidação da Paz é co-presidido pelo Primeiro-minisro, Domingos Simões Perira e o Represente do Banki Moon no país, Miguel Trovoada, tendo ainda como membros, o Ministro da Economia e  Finanças da Guiné-Bissau, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas  e o Representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental no país.

Recentemente, o Parlamento guineense criou a Comissão de Reconciliação Nacional, com o objectivo de “sarar as feridas” provocadas pelos sucessivos conflitos internos desde a independência do país, há 42 anos, e previní-lo das futuras instabilidades, criando assim, as condições ao seu desenvolvimento.

 ANG/QC /SG

Sem comentários:

Enviar um comentário